Para quem quer ser profissional de UX mas não vem de design

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Ser profissional de UX

O que é preciso conhecer para ser profissional de UX? E que habilidades dominar? Ou ainda, há ferramentas de software de uso obrigatório?

 

Trabalhar com User Experiência é sempre uma opção para jornalistas e escritores. No passado muitos partiram para a arquitetura da informação, que hoje desemboca no mesmo lugar.

Convivendo com o Daniel Souza, diretor de criação e profissional de UX, com que tive o prazer de trabalhar em diferentes projetos, aprendi que manter uma visão objetiva e crítica é uma necessidade. E esta é uma qualidade muito marcante nele.

Daniel, o @danielsouza, escreveu um artigo onde indica 5 livros para quem quer mudar a carreira.

O problema para um jornalista ou escritor é que o profissional de UX geralmente vem de uma formação em design. Quem não é designer – por formação ou por prática – e se interessa por UX sente que falta alguma coisa.

E o que seria esta coisa? Segundo ele, seria mais ou menos o “modo de pensar” de um designer, as ideias e conceitos essenciais de usabilidade, arquitetura de informação, conteúdo e comportamento humano.

Os livros são estes, um resumo de cada livro está no post dele. Ele sugere a leitura nesta ordem:

 

  • Não me faça pensar – Steve Krug
  • O Design do dia-a-dia – Donald Norman
  • A Pratical Guide to Information Architecture – Donna Spencer
  • Estratégia de Conteúdo para Web – Kristina Halvorson
  • Mental Models – Indi Young

 

Tá, mas tem que saber Photoshop?

Não ria, mas é a pergunta que muitos não designers fazem. Por acaso recebi hoje um artigo de uma headhunter, pessoa que faz seleção de candidatos a vagas em UX e UI,justamente sobre este assunto. Então vou reproduzir aqui o artigo da Marina Brandão, headhunter da Yoctoo, experiente no recrutamento e seleção para as áreas técnicas.

Em resumo, pelo que ela diz, a resposta é: tem que saber Photoshop sim. Mas depende.  🙂

Veja você mesmo o que diz a Marina.

 

UX e UI: o novo jeito de fidelizar o cliente

Por Marina Brandão

O cliente é sempre o centro de qualquer empresa. Em um mundo onde as transformações acontecem pelas pessoas e para as pessoas, toda a jornada de contato da marca com seus clientes precisa ser pensada, mensurada e aprimorada constantemente. Nesse sentido, os profissionais de UX (Experiência do Usuário) e UI (Interface do Usuário) têm se tornado peças indissociáveis para atração e fidelização de clientes.

O UX tem como prioridade entender o que o cliente/usuário necessita para planejar sua experiência de contato com a marca. A profissão nasceu com as transformações digitais e com o rápido crescimento do mercado de smartphones. No entanto, hoje as aplicações do cargo servem para vários nichos de mercado. Em linhas gerais, esse profissional é responsável por toda experiência, seja ela física ou digital, que o usuário terá ao ter contato com um produto, sistema ou serviço. Por estar baseado em experiências, esse profissional lida com o intangível.

Para desempenhar suas funções, o UX dedica-se a estudar, planejar e prototipar (desenhar modelos físicos e/ou palpáveis) para realizar testes e pesquisas com usuários. Além de acompanhar todas essas etapas de interação – cliente com produto/serviço – ele também é responsável por identificar falhas, criar soluções e testar essa experiência oferecida com o objetivo de gerar mais satisfação aos clientes e, consequentemente, uma maior taxa de fidelização. Essa, por sua vez, impulsiona o crescimento, gera mais economia e resultado, fortalecendo a construção da marca.

Já o profissional de UI, cuida da interação em si e trabalha para garantir as plataformas de contato. Ou seja, ele está mais preocupado com os canais, ambientes e meios de contato. Esse profissional é responsável pela criação desses ambientes, elaboração de interfaces ergonômicas e alinhadas às estratégias da empresa. Ele desenvolve desde o projeto visual até o desenvolvimento das plataformas, caso essas sejam parte do escopo. Essa é uma profissão front end, ou seja, ela dá vida a aquilo que é perceptível visualmente para o usuário e, por isso, lida com aspectos mais tangíveis da interação.

 

O que o profissional de UX precisa saber
Design, negócios e tecnologia – o profissional de UX está do lado do negócio e defende o usuário ao mesmo tempo. Por @Eric Flowers.

 

Historicamente, o UI tem objetivo prático, levando em consideração não só o usuário, mas também a capacidade de resposta do produto/serviço e seu desempenho em ser um bom canal com os clientes. Enquanto isso, o UX sustenta o foco em garantir uma boa experiência e satisfação dos clientes, aspectos difíceis de serem mensurados.

Atualmente, o mercado entende as duas profissões como sendo complementares para o desenvolvimento de produtos e serviços. Afinal, para garantir uma boa experiência ao usuário é fundamental que a interface/canal de relacionamento funcione de maneira eficaz e que agregue elementos para garantir a satisfação final. E de uma coisa ninguém duvida, clientes satisfeitos, que têm suas expectativas supridas e superadas, são clientes fiéis.

Apesar das duas carreiras dedicarem-se a desenvolver o relacionamento com o cliente e observarem as mesmas oportunidades de crescimento, elas necessitam de competências diferentes. Entre as aptidões que o especialista UX deve ter estão criatividade para propor soluções, habilidade para contar histórias, excelente comunicação, capacidade de conduzir entrevistas e testes, além de interesse por análise comportamental.

Os interessados em UI precisam desenvolver competências mais técnicas voltadas para a qualidade gráfica das interfaces. O pleno domínio das ferramentas e programas de edição, como Adobe Muse, Photoshop, InDesign, React e Illustrator, que auxiliam no desenvolvimento de protótipos e wireframes (esboços de produtos e sites), são competências imprescindíveis a esses profissionais.

Como pode perceber, independentemente de qual das duas funções o profissional vá exercer, está claro que compreender, testar e fidelizar os clientes são as prioridades desses novos profissionais que desenham a nossa experiência dentro das diversas plataformas digitais.

. . .

Siga este caminho

Pelo que entendi, está traçado o caminho. Quem quiser se preparar para prestar serviços ao mercado como profissional de UX e UI tem pela frente a leitura dos livros que o Daniel indicou e a visão do mercado, nas palavras da headhunter Marina Brandão.

E, claro, deve procurar um curso para dominar e desmistificar essas ferramentas que os redatores veem de longe como um burro olhando para o palácio.

. . .

Mais uma detalhe: como todo especialista, o profissional de UX também lida com uma visão simplista do mercado em relação à sua atividade. Mas isso é coisa que os redatores, editores e UX writers estão mais do que acostumados.

 

O que o profissional de UX precisa saber
O que o profissional de UX precisa saber – e o que o mercado pensa que ele faz apenas. Por @Eric Flowers

 

Outrolado_

 

 

Briefing, você me faz sofrer

O outro lado do avesso

 

Socorro, alguém copiou o meu trabalho

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *