Criar site rápido

Preciso criar um site, mas tem que ser agora

Wix é boa opção para quem precisa montar um site ou blog e já sair publicando imediatamente, sem depender de um designer ou programador.

 

Muitas pessoas gostariam de ter um site ou blog, mas não se arriscam porque não sabem o que fazer e não conseguiriam avançar.

É um comentário muito frequente, geralmente de um profissional liberal, como o dentista, por exemplo. Com certeza, se não fosse complicado, ele gostaria de ter um site para receber mensagens, marcar consultas e falar dos serviços que presta.

A questão não é como criar um site grátis. Grátis ou não, é importante investir no seu site, dentro de sua estratégia de comunicação. É bom para o seu negócio, para o seu trabalho, a sua carreira.

 

Preciso criar site rápido

 

Temos as redes sociais, mas sabemos que um site tem mais durabilidade e espaço do que posts no Facebook e fotos no Instagram.

No site as informações são mais fáceis de serem encontradas e os conteúdos são mais completos. Melhor no site do que soterradas debaixo de muitos outros posts, em um ambiente favorável à distração e fuga, que talvez caia em desuso no futuro.

Preciso de um site. O que devo fazer?

A resposta default é montar o site na plataforma WordPress. Só que não é fácil assim não.

Se você não tem conhecimento e nem tempo, não vai conseguir criar seu site sozinho. Eu já tentei algumas vezes e empaquei; sei por experiência própria.

Se eu não consigo, o dentista e o fotógrafo provavelmente também não vão conseguir. Frustração e desistência.

Portanto, é preciso ter ajuda de um profissional, trabalhar com alguém com conhecimentos em programação e já experiente na tarefa. O programador provavelmente vai pedir um mês de trabalho e cobrar, sei lá, uns R$ 2 mil pelo serviço, valor que pode variar. E o prazo também.

A experiência com o programador

No caso aqui do Outrolado eu segui este caminho. Para montar este site que você está visitando agora, contratei um programador que me foi sugerido, experiente e nas vizinhanças. Daí nos encontramos, passei o briefing com os itens que desejava e mostrei um layout de referência.

O layout que eu tinha (gentilmente cedido por um designer amigo) não pôde ser seguido. Não combinava com nenhum tema existente. Para desenvolver o projeto que eu tinha seria preciso muito mais tempo e muito mais dinheiro.

Bom, tive que abandonar o projeto inicial e aceitar um outro mais simples, com muitas alterações e simplificações. Mas ok, tudo bem, vamos em frente.. Naturalmente o prazo estourou bastante – mais do que o dobro. Acompanhei tudo muito de perto e respondi prontamente as dúvidas que surgiram, sem deixar que os objetivos do projeto degringolassem para a falta de foco. A atenção tem que ser total neste momento para não perder funcionalidades importantes.

Finalmente o projeto ficou pronto, com muito sofrimento e incompreensão por parte do desenvolvedor na questão da hospedagem. O desenvolvedor achava que certas ações técnicas deveriam ser feitas pelo cliente (eu); e na prática tive que pegar as rédeas mesmo também neste aspecto para mim nebuloso.

Agora pergunto: meu dentista e o consultor conseguiriam atravessar este rio cheio de correntezas e chegar a salvo no outro lado?

Não conseguiriam nunca. No meio do caminho voltariam correndo para o lado de cá do rio, sem site.

A experiência com Wix

Para estes casos eu indico a plataforma Wix, pois já fiz essa experiência. Sim, consegui eu mesmo, totalmente sozinho, montar um site. Escolhi o tema que me pareceu mais adequado e desenvolvi os conteúdos e as imagens. Ficou bom e ficou pronto rápido.

Eu consegui. Talvez outra pessoa tenha mais dificuldades — mas certamente vai conseguir se virar.

Como já tive um site no serviço Wix, costumo receber notícias deles regularmente. Estão sempre com melhorias em SEO, possibilidades sociais sendo testadas e novas funções, tipo gerenciar uma carreira musical, organizar um evento e agendar serviços ou horários dentro do site.

Ainda assim preciso de ajuda

Se você não conseguir fazer no site tudo o que deseja, existe ainda a interessante opção da Wix Arena, que é um ambiente onde se pode encontrar um webdesigner capaz de melhorar o seu site Wix e adicionar funcionalidades.

Ainda não testei, mas há duas formas de encontrar este profissional.

Na primeira você percorre uma galeria com portfolios, com informações sobre profissionais disponíveis. Você pode entrara em contato direto com quem preferir. Há muitos brasileiros e muitos outros designers de outros países.

A outra forma é fazer um pedido de orçamento — você preenche um formulário, dizendo o que deseja fazer e se já tem logo e Facebook. No pedido você seleciona o tipo de serviço que precisa (criar novo site, alterar site existente, adicionar loja virtual etc) e a faixa de orçamento que se dispõe a investir.

Este pedido será enviado para seis designers na plataforma. Os contratos são diretos entre o designer e o usuário; o Wix não participa das contratações e apenas oferece a Wix Arena como plataforma de comunicação. _Outrolado_

. . .

Long keywords: preciso de um site, qual melhor site para criar site, preciso fazer um site, criar site, wix

Leia também:

 

O outro lado do avesso

Vicente Tardin é editor, jornalista, gestor de conteúdo e consultor para projetos online. Foi o criador dos sites WebWorld (1997) e Webinsider (2000).

Um comentário sobre “Preciso criar um site, mas tem que ser agora

  1. Olá campeão(a)! Já estou te seguindo.
    Parabéns por este excelente Blog, tenho lhe acompanhado a algum tempo.
    Você tem ótimas postagens e eu estou familiarizado com esse assunto.
    Se você quiser tirar um pouco da carga de seus ombros, eu adoraria escrever algum material para o seu blog, em troca de um link para o meu.
    Por favor, me mande um e-mail se estiver interessado(a) nessa parceria.
    Compartilhe com o(a)s amigo(a)s Valeu!!
    Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *