Plano de negócios ágil para a empresa que tem pressa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Plano de negócios ágil

O plano de negócios é importante para qualquer empresa, só que este aqui é rápido e fácil de entender. Faça o seu “plano de negócios ágil” agora mesmo.

 

Se a sua empresa está em estágio inicial, o plano de negócios é imprescindível para começar. Se a sua empresa já está em operação, ele é importante para organizar a linha de pensamento da empresa. O plano de negócios não é uma tábua de mandamentos, mas é um guia importante para apontar a direção da empresa.

Não existe forma mais clara para demonstrar o seu modelo de negócios e linhas gerais da sua empresa. O que ocorre é que os empreendedores acham bobagem perder tempo com uma ferramenta que pode evitar problemas de comunicação e falta de organização. Faz sentido pra você?

Existe uma verdadeira abundância de métodos para criar seu plano de negócios, uns mais detalhistas e densos, outros muito superficiais. Neste modelo, que eu chamo de Plano de negócios ágil, a ideia é simplificar as coisas e focar no que é importante. Eu conheço meu eleitorado de empreendedores brasileiros e sei que eles gostam de coisas rápidas e concisas, mas que funcionem.

E confie em mim, é melhor você investir alguns minutos para fazer seu Plano de negócios ágil do que passar meses sem ter esta ferramenta importante em mãos.

Este modelo se propõe a cumprir tudo o que um bom Plano de negócios deve conter e de forma ágil e fácil de compreender.

Dividi o Plano de negócios ágil em quatro partes, que são: Direção, dita a parte administrativa. Negociação, cobre as questões financeiras. Atração, refere-se ao marketing e vendas. Atenção demonstra o que pode ser um obstáculo ou ameaça no caminho.

Responda as questões de forma concisa sem pensar nas minúcias. O objetivo agora é ter um plano claro e fácil de entender.

Não tem problema nenhum em seu Plano de negócios ser alterado com o tempo. Ele é um documento dinâmico que pode e deve mudar.

Mas o importante é que você tenha um Plano de negócios, seja no início do negócio ou com o negócio já em operação.

O Plano de negócios ágil:

1. Direção

  • O que vocês vão vender?
  • Quem vai comprar seus produtos/serviços?
  • Por que sua empresa merece existir?
  • Como seu produto/serviço vai melhorar a vida das pessoas?
  • Quem é a sua equipe e qual o papel de cada membro?

2. Negociação

  • Quanto dinheiro e recursos sua empresa precisa para funcionar?
  • Quanto a empresa vai cobrar pelos produtos/serviços?
  • Quanto cada pessoa vai ganhar?

3. Atração

  • Como as pessoas vão saber sobre nossos produtos/serviços?
  • Como a empresa vai se fazer ser reconhecida?

4. Atenção

  • Quais são as metas para o próximo trimestre?
  • Quais são as expectativas para o próximo trimestre?
  • Quais são os problemas que podem surgir?

Conclusão

O processo para a preparação do seu Plano de negócios ágil é um momento de comunicação e discussão entre os sócios e figuras importantes da empresa. É a hora de todos entrarem em acordo para definir os próximos passos da empresa.

Daí a importância do Plano de negócios ágil — pôr todo mundo no mesmo barco e com a mesma linha de raciocínio. Com todos trabalhando na mesma direção, imagine como vão fluir as ideias e o ritmo de trabalho…

Tem coisa melhor? O sucesso é a única possibilidade!  Outrolado_

. . .

Rafael Honorato é empreendedor, escritor e incentivador nas áreas de tecnologia, educação e gestão. É fundador da Escola Lidero e cofundador da Revolutia.

Leia também:

 

A comunicação com o cliente falha no imprevisto

 

Socorro, alguém copiou o meu trabalho

Rafael Honorato é empreendedor, escritor e incentivador. Fundador da Escola Lidero, startup de educação dedicada ao ensino de competências e habilidades práticas, e cofundador da Revolutia, consultoria de gestão inteligente.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *