Imagina então quando chegar o 5G

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Quando chegar o 5G

A evolução do celular impactou todas as pessoas e todos os negócios. O salto do 4G de hoje para o 5G de poucos anos será ainda maior.

 

A tecnologia atual para transmissão de dados de celular implementada no Brasil é a 4G. Os smartphones mais modernos do mercado saem da fábrica adequados para essa tecnologia e as principais operadoras estão com suas antenas e estruturas de fibra ótica funcionando para prestar esse serviço.

Mas afinal de contas, o que é 4G? E o que será o 5G?

É claro que para explicar com mais profundidade, seria importante falar sobre todos os detalhes técnicos envolvidos, porém explicarei de uma forma mais simples, para que você possa conhecer os pontos mais relevantes.

4G significa “quarta geração” da telefonia móvel, que é sucessora da segunda e terceira geração (2G e 3G, respectivamente). Mas qual a diferença entre essas gerações?

Todos os celulares funcionam exatamente da mesma forma: são células (e por isso se chamam celulares) que possuem uma antena que capta o sinal de outras maiores e mais robustas, que estão nas torres das operadoras. Cada geração da telefonia móvel funciona em uma frequência diferente de ondas eletromagnéticas que se propagam pelo ar.

Na primeira geração de celulares, dos antigos Motorola Dynatec 8000x, Motorola PT-550 e Motorola StarTAC, a tecnologia era analógica e sem criptografia, permitindo apenas a transmissão de voz.

2G trouxe o SMS

Dez anos depois, foi lançada a segunda geração chamada de 2G, onde os celulares finalmente se tornaram digitais e a voz era convertida e transmitida por números (código binário). Além de tornar a transmissão de dados mais segura, com a chegada da tecnologia 2G o mundo conheceu o SMS (mensagens de texto) e a internet móvel.

Já na tecnologia 3G, a mudança mais significativa foi na velocidade da internet móvel, que chega a 21 mbps (megabits por segundo) e permite o uso de videochamadas, download de músicas e vídeos, transmissão mais rápida de arquivos pesados e a utilização do MMS, que é a evolução das antigas mensagens de texto, que agora suportam também fotos e vídeos.

Depois vieram os vídeos

A tecnologia 4G, ou seja, “quarta geração” da telefonia móvel, trafega a uma velocidade de até 100 mbps, o que permite uma transmissão de dados muito superior. Com esta velocidade, foi possível o consumo de vídeos online de alta definição, jogos 3D, ligações via internet e muito mais, o que permitiu uma interatividade muito maior que na tecnologia anterior e a transmissão de grandes arquivos.

Como vocês podem ver, a evolução mais considerável da tecnologia 3G para a 4G foi basicamente a velocidade de transmissão de dados, que passou a ser muito maior. Em poucos anos, será permitido navegar a uma velocidade de 1 gigabit por segundo através das melhorias na tecnologia 4G.

5G será um grande salto

Internet das Coisas - IOTJá na próxima geração, o 5G, o impacto será tão grande que mudará para sempre o nosso modo de vida, com a viabilidade dos carros autônomos e a popularização da “internet das coisas”, por exemplo, que conectará os eletrodomésticos e eletrônicos que utilizamos com a internet.

A previsão é que tenhamos mais de 665 bilhões de dispositivos conectados nos próximos quatro anos navegando a uma velocidade de 20 gigabits por segundo.

Para se ter uma ideia do que é esta velocidade, em poucos anos será possível fazer o download de um filme completo com resolução 4k em pouquíssimos segundos.

Estão sendo investidos mais de 4 trilhões de dólares nesta nova tecnologia por países europeus, Coreia do Sul, Estados Unidos e o Japão. E você e o seu negócio, estão preparados para este novo mundo?  Outrolado_

. . . .

Leia também:

 

O marketing digital pode fazer maravilhas pelos pequenos negócios

Digitalizando a empresa: vivendo o espírito digital

Thiago Melo é diretor executivo da VOX Social Media. No Twitter é @thiagovmelo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *