O dia em que mais de 400 concorrentes se uniram

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Empresários e profissionais concorrentes também podem ganhar muito quando atuam em colaboração. É caso da comunidade BrELT, ligada ao ensino de inglês.

 

Quando se trata de carreira e negócios, somos influenciados e educados por jargões como “guerra de concorrência”, “defender território”, “arte da guerra” e outros conceitos extraídos do mundo militar. Acabamos nos tornando combativos.

Em alguns dos cursos, feiras e eventos ligados ao mundo corporativo que eu já frequentei, sempre pude notar um sentimento de combatividade passiva. Felizmente nunca presenciei nenhuma consultora esmurrando um gerente de vendas, nem contadores perseguindo coaches com lanças.

Mas o que se nota em geral nesses eventos é a necessidade de falar de si mesmo, é o olhar que escaneia a pessoa dos pés à cabeça para avaliar não a competência, mas a conta bancária, a origem ou se possui muitos seguidores.

Gente que gosta muito de falar de si mesmo e de seus feitos maravilhosos, que vai aos eventos não para fazer networking, criar conexões, colaborar, mas para alimentar o ego hipertrofiado. Parecem crianças mimadas que se apresentam como profissionais.

Colaboração

Para mim já foi uma surpresa quando a Luli Trouche comentou comigo sobre o conteúdo que ela tinha visto no evento BrELT on the Road, uma conferência nacional para professores e educadores de inglês como língua estrangeira. Ela ficou tão encantada com o conteúdo e as pessoas que ela conheceu que já senti uma inquietude para ver aquilo de perto.

O BrELT é uma comunidade de dedicados professores e profissionais do ensino em inglês que começou em um grupo de discussões na internet e em 2017 lançou sua primeira conferência no mundo físico. Ele funciona em paralelo com o BRAZ-TESOL, uma ramificação de uma comunidade internacional de professores de inglês. E nem os grupos concorrem, membros atuam nos dois grupos e colaboram em várias frentes.

Parti então para conhecer o BrELT on the Road 2018 e aprender mais sobre educação bilíngue. Não é necessariamente minha área, mas acho valioso aprender sobre várias áreas e depois ligar os pontos com o que faz sentido para mim.
Ao final do dia pós-conferência, fiquei encantado.

Conheci profissionais viajando de Belém do Pará até São Paulo para aprender, vi professores experientes e novatos aprendendo uns com os outros e até coordenadores e donos de escolas de cursos rivais aprendendo e praticando juntos em workshops e palestras. Bandeiras de empresas que longe dali lutavam com facas e foices por cada aluno e cada centímetro de território, agora discutiam animadamente e faziam recortes em papel juntos.

Naquela conferência os profissionais, apesar de representarem suas empresas, despiam-se daquele fervor combativo e principalmente da vaidade e egocentrismo descabido que eu já havia visto em outros eventos. O clima era de camaradagem, respeito, interação e troca genuína de informações.

Foi bonito ver que existe uma comunidade de concorrentes que produz conteúdo, estuda e compartilha ideias sem nenhuma mesquinharia. No auditório do BrELT on the Road, mais de 400 pessoas vibravam com as plenárias e depois se dividiam entre as salas para assistir dezenas de palestras e workshops. Nos grupos do Facebook, os números chegam aos milhares. Tive a sorte de ir parar no palco por alguns minutinhos e deu pra sentir a energia positiva pulsando por todo o salão.

Profissionais que buscam o sucesso e empreendedores que vendem suas ideias deveriam deixar mais de lado o ego, os preconceitos e a preguiça. E então aprender a colaborar e fazer networking como faz essa animada comunidade de professores e educadores.

Eles sim acreditam e praticam a generosidade e colaboração no mundo profissional. Outrolado_

. . .

Leia também:

 

Ninguém vai te ajudar a ter dias melhores

 

 

Plano de negócios ágil para a empresa que tem pressa

Rafael Honorato é empreendedor, escritor e incentivador. Fundador da Escola Lidero, startup de educação dedicada ao ensino de competências e habilidades práticas, e cofundador da Revolutia, consultoria de gestão inteligente.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *