Meu site deve ser mobile ou responsivo?

Site mobile é aquele desenvolvido para melhor acesso em smartphones. Site responsivo é aquele que se adapta ao tamanho da tela — grande ou pequena. Ao encomendar o desenvolvimento de um site, o importante é determinar qual o público que se deseja atingir.

 

Quais são as diferenças entre um site mobile e um site responsivo? Este é um assunto muito importante dentro da área de desenvolvimento de lojas virtuais e sites.

Site responsivo

Site responsivo é aquele que se adapta de forma automática a qualquer dispositivo, independente do tamanho da tela. Ou seja, o usuário pode usar o computador ou o smartphone para acessar o site.

Dessa forma a navegação é mais fácil e melhor; afinal o visitante não encontrará nenhum problema na questão de adaptação. Em sites com esse tipo de tecnologia, quanto menor for o tamanho da tela, maior será o zoom para que seja possível ver de forma melhor o conteúdo do site.

Falando de forma técnica, no desenvolvimento de sites responsivos os elementos são organizados por meio de css, usando um sistema muito conhecido como media queries, no qual dá para mudar as propriedades dos elementos em um ou mais tamanhos de tela, por exemplo.

Sendo assim, é importante ter um site responsivo, uma vez que é cada vez mais comum que os usuários utilizem diversos tipos de dispositivos para acessar o site.

Site mobile

Em contrapartida, um site mobile é feito exclusivamente para dispositivos móveis: tablets ou smartphones. Por mais que esse tipo de site consiga se adaptar a qualquer dispositivo móvel, não é o ideal para acesso em notebooks ou desktops. Dessa forma, é necessário criar dois tipos de sites diferentes, o que pode não compensar muito.

O investimento acabará sendo maior uma vez que será necessário investir em dois tipos de sites diferentes. Não se esqueça de que os usuários utilizam diferentes tipos de equipamentos, com os mais variados tamanhos de tela para acessar o site da sua empresa, certo?

Para ficar mais claro, pense no site mobile como um segundo site, ou seja, um site diferente do original criado para melhorar a experiência do usuário. Se o seu negócio, por exemplo, já possui um site, mas o mesmo não é acessado de uma forma boa em dispositivos móveis, optar por criar um site mobile pode ser uma excelente opção.

Quando utilizar cada um deles?

Como já mencionado antes, tudo vai depender dos seus objetivos e se a sua empresa já possui um site ou não. Caso já possua, mas ele não seja responsivo, o recomendado é criar um site mobile para que os usuários consigam acessá-lo por meio de dispositivos móveis sem ter problemas com a navegabilidade. Por sua vez, se o seu negócio ainda não possui uma presença online, então o ideal mesmo é já partir para o desenvolvimento de site responsivo.

Além disso, tudo vai depender e muito do seu objetivo e do seu público-alvo também, é claro. É por isso que ter um planejamento antes de qualquer coisa é muito importante. De qualquer forma, a dica dada acima é a principal que é levada em consideração em muitos casos.

Conclusão

Pensando mais no seu negócio, qual tipo de site você acha que é melhor: o responsivo ou o mobile? Se precisar, conte com a ajuda de especialistas em desenvolvimento de sites para saber ao certo o que fazer em um momento como esses. Apenas não se esqueça de que todos os custos devem ser vistos como investimentos que serão capazes de aumentar o sucesso do seu negócio, certo?

Artigo escrito pela equipe da agência de desenvolvimento de sites UpSites.

Outrolado_

. . .

 

O marketing digital pode fazer maravilhas pelos pequenos negócios

 

Mas, afinal, o que é uma consultoria SEO?

 

Plano de negócios ágil para a empresa que tem pressa

 

Caio Nogueira é Digital Project Manager da UpSites (https://upsites.digital/).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *