funil de vendas: recurso do marketing de conteúdo

O funil de vendas aplicado ao mercado odontológico

O funil de vendas é um dos pilares do marketing moderno. É um recurso muito importante e até indispensável para quem procura alcançar resultados no mercado.

 

Atualmente, é impossível divulgar um negócio ou serviço sem falar em produzir conteúdos. A maneira como o cliente se comporta diante do mercado mudou.

Se antes ele ia diretamente ao consultório quando precisava de atendimento, por exemplo, agora ele não sai de casa sem antes fazer uma pesquisa para tomar uma decisão.

No marketing moderno a jornada do cliente – do primeiro contato com a empresa até a concretização da compra – é representada pelo funil de vendas.

Como funciona o funil de vendas?

O funil de vendas é baseado no comportamento das pessoas. Cada parte dele representa os momentos do processo que leva o cliente a comprar.

Esses momentos são divididos de acordo com o quão preparada a pessoa está para fechar negócio. Se ela entrou em contato com a empresa pela primeira vez, por exemplo, ela estará menos pronta para tomar uma decisão do que outra que já procurou pelas avaliações da empresa em questão.

Assim, por meio desse recurso, empresas e profissionais conseguem identificar com mais clareza quais são os conteúdos adequadas para guiar possíveis clientes por cada momento da jornada de compra.

Ainda não ficou claro? Continue lendo para saber mais sobre cada etapa do funil de vendas.

As etapas do funil

O funil de vendas é dividido em três partes: topo, meio e fundo. Cada uma delas corresponde a um momento da jornada de compra.

Topo do funil

Aqui é o momento de aprendizado e descoberta. Ou seja, a pessoa não sabe que tem um problema a ser solucionado. Ao entrar em contato com algum conteúdo produzido pela empresa irá perceber que tem um problema e passa a procurar informações sobre ele.

Esse é o momento de se posicionar como autoridade no assunto.

Por isso, é importante fornecer materiais informativos, que ajudam o seu público a identificar o problema e compreendê-lo. Dessa forma, qualquer dúvida que ele tiver sobre o tema irá procurar você.

Exemplo

Pense no seguinte cenário:

Você é o dono da sua própria clínica odontológica e é especializado em tratamentos estéticos.

Uma pessoa em algum momento entrou em contato com um conteúdo falando sobre dentes amarelos. Ela percebe o incômodo de ter os dentes amarelados e decide pesquisar mais sobre ele.

É aí que ela vai achar o seu texto sobre dentes amarelos e suas causas.

Meio do funil

Após passar pelo primeiro contato e ler bastante sobre o assunto, o possível cliente já sabe que tem um problema. O próximo passo é procurar soluções para resolvê-lo e o seu papel é apresentá-las.

Aqui o possível cliente passa de visitante a lead, pois já interagiu com o seu conteúdo e recebeu de você algumas informações.

No meio do funil o lead ainda tem dúvidas sobre como resolver o problema que identificou e ainda procura diferentes soluções, como comprar um produto ou contratar um serviço.

É importante que você forneça as soluções, mas sempre sendo sincero. Especifique quando esses recursos são viáveis e apresente outras possibilidades além das oferecidas por você.

Voltando ao exemplo

Agora é o momento de você apresentar ao seu lead um texto sobre clareamento dental. Ou ainda, caso outro visitante esteja com dores fortes no dente e já sabe que é preciso fazer a extração de dente, forneça a ele um material completo com todas as informações sobre o procedimento.

É importante ressaltar que o objetivo nessa etapa é ajudar o lead e não vender nada a ele. Você quer ganhar a confiança dele para que na próxima etapa ele escolha a sua empresa para fechar negócio.

Fundo do funil

Finalmente é chegado o momento de fechar negócio. Ele agora vai decidir pela melhor alternativa para resolver o problema dele.

Após passar por toda a jornada de compra, o cliente já o considera como autoridade e confia em você. E está mais propenso a escolher você para fechar negócio.

Essa é a hora de efetivamente falar sobre você e sobre seu serviço ou produto. Assim se o cliente buscar por quanto custa um clareamento dental ou quanto custa um implante dentário, por exemplo, irá encontrar todas as informações sobre o seu trabalho.

Benefícios do funil de vendas para a odontologia

Trata-se de um mercado muito competitivo. Apesar da alta demanda, por ser uma necessidade básica de todas as pessoas, existem muitas clínicas e empresas que atendem outros nichos desse segmento e oferecem os mesmos serviços e produtos.

Sendo assim, faz-se necessário encontrar maneiras para se destacar no mercado, aproveitando ao máximo as ferramentas oferecidas pelo inbound marketing e pelos meios tecnológicos.

Entre os benefícios do funil de vendas estão:

Previsão de resultados

Como os resultados de cada etapa do funil de vendas dependem do desempenho da etapa anterior, você saberá com mais clareza quantas pessoas precisam passar por cada uma delas para gerar determinado número de clientes.

Mais produtividade

Com o funil de vendas é possível estipular metas e identificar onde você e sua equipe precisam melhorar para otimizar os negócios.

Dessa forma, você consegue estipular melhores estratégias e mostrar para a sua equipe que eles estão sendo avaliados.

Assertividade no desenvolvimento de novos produtos ou serviços

Quando desenvolve uma ideia, nem sempre o empreendedor pode saber se alcançará sucesso; ele só saberá de verdade o quão atrativo o serviço ou produto é para o mercado ao colocar a ideia em prática.

Ao focar no relacionamento com os clientes por meio do funil de vendas, será mais fácil identificar demandas e  lacunas no mercado e assim ir além das expectativas. Dessa maneira, as novidades colocadas no mercado têm mais chances de fazer sucesso. Outrolado_

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Estela Lima é redatora da empresa Clínica Ideal.

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