Para gravar suas músicas

O que é uma interface de áudio

Se você canta, toca ou compõe, pense em gravar suas músicas no computador. Para isso vai precisar de uma interface de áudio. Veja como começar.

 

Esta semana conheci o Lee Atterton, guitarrista e fundador do authorityguitar.com. É sempre bom conversar com um músico e entusiasta de home recording. Me fez voltar ao início dos anos 90 quando Alvin L e eu escrevíamos músicas (ele principalmente) e gravamos muitas delas com a tecnologia da época, tendo como centro um gravador Yamaha de 4 canais em fica cassete igual a esse. Deu saudade agora.

 

Gravamos muitas músicas com a tecnologia da época, tendo como centro um gravador Yamaha de 4 canais

 

Quantas gravações boas fizemos dentro de casa! A gente programava a bateria eletrônica, eu colocava o baixo e os convidados contribuíam com guitarra e vocais. Era preciso converter dois canais para um para caber tudo e a gente deixava um canal só para a voz. A mixagem ia para uma fita de videocassete para melhor qualidade. Éramos produtores, compositores e músicos. Algumas daquelas gravações foram regravadas por cantores importantes, como Stromboli, com a Maria Lima.

Inventamos bandas que não existiam e enviamos músicas nossas para rádios, como a Transamerica, que tocaram por semanas e não pareciam amadoras de jeito nenhum. Em seguida criamos bandas de verdade que fizeram shows (Brasil Palace, Favoritas da Marinha) até que nasceu minha filha em 1992. O estúdio virou quarto de bebê e tivemos que inventar os Sex Beatles para continuar fora do home studio desativado.

Mas isso era lá e então. Hoje as músicas são gravadas no computador e todo aquele sistema antigo ficou obsoleto.

E como seria a mesma situação hoje?  Se você gosta destas assuntos, vai precisar saber o que é uma interface de áudio. Quem toca e compõe, mesmo só por diversão, vai gostar dos conteúdos do site do Lee, pois compor e tocar faz um bem danado para a gente.

 

interface de áudio

 

E quando você já está tocando bem o suficiente e tem as suas músicas alinhavadas, o próximo passo é aprender a gravar a sua música – gravar você tocando, você e seus colegas músicos, exatamente como eu fiz no século passado, mas do jeito que se faz hoje. Não com 4 canais apenas, agora sem limite de canais.  (Lembrando que o disco Sgt Pepper’s dos Beatles foi gravado em estúdio em 1967 em 4 canais, o que havia na época. As coisas andam rápido).

Para gravar no seu computador você precisa de um aparelho para ser a interface de áudio, como este da foto acima.

Neste artigo do Lee (está em inglês) você vai encontrar a informação básica que precisa para saber como uma interface de áudio funciona e escolher a melhor opção para as suas gravações. E aproveite que o site está cheio de dicas para quem está começando. Enjoy!  Outrolado_

. . .

Assista e ouça Na Direção, com os Sex Beatles

 

Jazz Bass preto e branco

Vicente Tardin é diretor da Outrolado_Webinsider. É editor, jornalista, gestor de conteúdo e consultor para projetos online. Criador dos sites WebWorld (1997) e Webinsider (2000).

4 comentários sobre “O que é uma interface de áudio

  1. Olá Paulo esse tema é bem atual, principalmente neste momento de confinamento. Recentemente meu enteado ganhou uma bateria da Roland e se viu nesse dilema de tocar sozinho ou com alguns amigos e parentes, mas queria encontrar um modo de usar uma interface para mixar e salvar seus ensaios no computador. Eu indiquei a ele uma pequena mesa de áudio bem barata, com capacidade de 6 canais, que pode ser usada tanto para gravar na sua porta USB, com também usar essa saída para o PC com recursos bem interessantes, apesar de não ser profissional. É da marca Arcano, modelo Minia 6. É uma forma bem interessante de ter alguns recursos de estúdio.

      • Nossa Paulo que tremenda falta de atenção minha 🙁
        Peço desculpas ao Vicente Tardin (autor dessa matéria) pela menção errônea de crédito. Mas de certa forma isso acabou tendo um lado positivo, por saber que os editores do Outrolado são tão polivalentes, transmitindo e nos ensinando com experiências em várias frentes. Isso para o leitor só agrega pois chama a atenção para a leitura de outros temas que também são de grande interesse de aprimoramento cultural e profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *