Fóruns de discussão aceleram a inovação tecnológica

As ferramentas de discussão online são a base onde ocorre a inovação tecnológica. Os fóruns de discussão estão cada vez mais evoluídos e fáceis de usar

 

A inovação tecnológica proporciona a melhoria contínua de produtos, serviços, meios de comunicação e até relacionamentos, trazendo a simplificação de processos, aperfeiçoamento dos bens e serviços e a melhoria da qualidade de vida. Mas não se esgota nisto.

Essa evolução ocorre cada vez com maior rapidez, porque hoje a mão de obra necessária é mais qualificada e os recursos estão disponíveis, o que possibilita que os processos de inovação ocorram com maior frequência.

Mas como se dá esse processo de inovação tecnológica, capaz de gerar produtos tecnológicos que conseguem impactar o mundo?

Um dos motivos é a facilidade de discussão entre as equipes. É bem fácil de entender quando observamos as principais etapas do desenvolvimento de uma inovação tecnológica.

  • A primeira etapa é a reunião de uma equipe responsável por acompanhar as tendências do mercado, os indicadores e identificar as oportunidades ligadas às necessidades dos clientes.
  • Em seguida a viabilidade de um possível projeto é analisada. Valerá a pena o esforço para criar este novo produto ou serviço? Mesmo que uma oportunidade pareça boa, ela deve ser analisada dentro do setor de atuação da empresa.
  • O próximo passo é construir o protótipo do novo produto e testá-lo junto ao mercado ao qual se destina. Os testes são necessários para que a empresa tenha mais clareza sobre a aceitação do público e também para minimizar prejuízos futuros.
  • Após o mercado aprovar o novo protótipo testado, vem mais forte o planejamento para a fabricação do produto ou a disseminação do serviço.
  • Em paralelo, ocorrem as estratégias de marketing para planejar as vendas do produto e o alcance dos serviços. Vendas e marketing avaliam se o produto é realmente positivo para o mercado.

A importância das discussões

Tudo no ciclo de melhorias constantes ocorre apoiado em discussões. A discussão é um elemento que permite ao sujeito evoluir do egocentrismo para a descentração, segundo Piaget. Esta é uma verdade também do ponto de vista da elaboração de um projeto ou um produto. A discussão permite o desenvolvimento da socialização e do pensamento.

Os grupos de discussão reúnem informações e novidades importantes na área, o que inclui divulgação de pesquisas, notícias, palestras, workshops e eventos gratuitos.

Os fóruns de discussão servem para diálogo, para fornecer respostas diretas às perguntas, compartilhar e discutir práticas e ideias e contribuem com a criação de conhecimento coletivo. São também espaços informais para formação de equipes, networking e grupos de estudo.

Vítor Mattos, especialista em desenvolvimento de softwares livres da Cooperativa Librecode

Segundo Vítor Mattos, especialista em desenvolvimento de softwares livres da Cooperativa Librecode, as principais contribuições dos fóruns de discussão para os processos de inovação são promover interação entre os participantes e gerar uma base de conhecimento com perguntas e respostas. “Quem acaba de ingressar em uma comunidade pode expor suas questões e ser ouvido”.

Quanto a atuação da Cooperativa no apoio às empresas interessadas em utilizar as ferramentas de discussão, ele cita a implementação de solução de fórum, realizando manutenção preventiva com atualizações da ferramenta, monitoramento de infraestrutura para agir de forma preventiva a incidentes ou necessidade de alterações de infra, realização de backups e auxiliar com boas práticas para prevenção de ataques.

“Estar presente para auxiliar na solução de problemas para que nossos clientes não tenham dor de cabeça”, afirma Mattos.

O que é um fórum de discussão

Um fórum de discussão é uma ferramenta online com o propósito de promover debates por meio de trocas de mensagens. Possui um tema central e subdivisões chamados de tópicos, onde as pessoas trocam informações sobre determinado detalhe desse tema.

Ainda segundo Vítor Mattos, além da troca de informações, notícias e divulgações, as ferramentas de fórum geram visibilidade para quem participa e também para quem consome, pois estão utilizando uma solução de qualidade associada a uma empresa que mantém esta solução, podendo gerar boas oportunidades de negócios.

Mas embora as ferramentas estejam sempre evoluindo, na opinião do especialista é necessário engajamento para que possam crescer. “É preciso ter pessoas com engajamento na temática do fórum para promover o debate, ter moderação de conteúdo e estar pronto para o surgimento de tópicos ou mensagens fora das expectativas, sendo cordial para conseguir reverter uma visão negativa e se tornar um(a) promotor(a) da Comunidade.”

Os fóruns de discussão utilizam ferramentas de software, que por sua vez vêm evoluindo na mesma proporção. Há vinte anos, as discussões a distância eram feitas em grupos de e-mail, chamadas na época de listas de discussão. Hoje ocorrem de forma muito mais produtiva, graças a novas possibilidades e as formas que as ferramentas são estruturadas, possibilitando uma dinâmica muito mais rápida e organizada na troca das informações.

Um dos principais recursos hoje é o Discourse, um software de código aberto totalmente gratuito, que pode ser usado por qualquer pessoa. Questionado para quem recomendaria o uso do Discourse, Vítor Mattos o indica para “comunidades de tecnologia, cursos e marketing digital, pois promove uma solução em questão com um local para tirar dúvidas e estreitar relacionamento com o público-alvo”.

As discussões são sempre localizadas por busca e organizadas em listas de temas com as perguntas e respostas mais buscadas, além de ideias, informações úteis e criação de comunidades.

Mas quando e como utilizar um fórum de discussão? Sempre que quiser instigar os participantes a compartilhar e promover subsídios, buscando ações efetivas para a resolução de problemas e melhorias em processos.

O Discourse e outros fóruns de discussão a distância continuam sendo utilizados para diálogo e para fornecer respostas diretas às perguntas, compartilhar e discutir as práticas e ideias, contribuindo com a criação de conhecimento coletivo.

E também como espaços informais para formação de equipes, networking e grupos de estudo. Todos ganham com o conhecimento. Criar um processo de inovação estruturado com fóruns de discussão na sua organização pode começar mais rápido do que você imagina, importante é dar o primeiro passo.

Conheça a Cooperativa LibreCode, @librecodecoop. Outrolado_

. . . .

 

 

A transformação digital nas pequenas empresas

O marketing digital pode fazer maravilhas pelos pequenos negócios

Ter um blog é muito melhor do que não ter

Digitalizando a empresa: vivendo o espírito digital

Vicente Tardin é diretor da Outrolado_Webinsider. É editor, jornalista, gestor de conteúdo e consultor para projetos online. Criador dos sites WebWorld (1997) e Webinsider (2000).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.