coronavirus imunidade

Fortaleça o sistema imune contra o Coronavírus

Em tempos de coronavírus (COVID-19) nem só de água, limão e gratidão vive o homem. Como passei a prestar mais atenção à minha imunidade desde que tive o H1N1.

Essa semana o Brasil e o mundo pararam literalmente por causa do Coronavírus. Eu confesso que estou estranhamente tranquila em relação a esse vírus porque tive que lidar em 2018 com o H1N1 (tive pneumonia e quase fui internada) e a partir de então passei a prestar mais atenção à minha imunidade. Passei a cuidar mais da alimentação, especialmente escolher alimentos que são aliados do nosso exército pró-imunidade e também adquiri o hábito de tomar em jejum o que apelidei de “shot para a imunidade”.

A receita do shot

como fortalecer sistema imune contra coronavírus

“O que tem nesse shot?” “Me dá a receita?” é o que sempre ouço dos amigos, familiares e até do meu dentista que ficou abismado com a saúde da minha gengiva e dentes depois que adotei o tal shot.

Na consulta de revisão para fazer a limpeza anual dos dentes, ele sempre puxava a minha orelha. Da última vez, ele só repetia: “mas sua gengiva está muito saudável! O que você está fazendo?” Bem, acreditem ou não, eu quero acreditar que tem a ver com o tal shot.

Então anota aí:

  • em um copo com água, esprema um limão ou meio (eu costumo fazer meio limão por pessoa mas às vezes coloco um inteiro).
  • um scoop de glutamina (no pote vem a colher com a medida certa).
  • meia colher de café de gengibre.
  • meia colher de café de cúrcuma.
  • 15 a 20 gotas de própolis.
  • duas cápsulas de maca peruana (pode usar a versão em pó também e inclusive misturar no shot).

Na verdade, dá para acrescentar muitas outras coisas a esse boost power shot anti-corona ou qualquer outro vírus. Eu passei a incluir os ingredientes aos poucos e, mais importante, quando não tenho todos eles, eu tomo com o que tem no momento. Se tiver só cúrcuma e genbibre vão só eles.

Se não tem limão, eu coloco maracujá que também tem muitos benefícios, além da vitamina C. Enfim, o importante é acordar o corpo logo de manhã (eu sempre tomo em jejum) com um super shot para a imunidade, anti-inflamatório e antioxidante.

Bons hábitos de vida

Eu sempre comento que as pessoas estão muito preocupadas em usar máscara, álcool gel, lavar as mãos desesperadamente (também é importante fazê-los) mas não entendem que se alimentar corretamente, se exercitar, dormir bem são hábitos tão importantes quanto ou mais. Acredito que muito mais, na verdade!

Pensemos que o vírus é extremamente contagioso e ter contato com ele pode ser inevitável mas a forma como nosso sistema imune vai lidar com ele é que são elas e depende de cada um.

Além dos bons hábitos, não custa acrescentar diariamente o shot para a imunidade. O fato é que depois que coloquei na minha rotina, nunca mais peguei nem resfriado! Sendo assim, “mandinga” ou não, comprovado cientificamente ou não, acredito que não custa testar, não é mesmo!? 😜

Mas as dicas que eu sempre dou são:

  • tome diariamente, transforme em um hábito diário como escovar os dentes. Entenda que é uma construção diária e um trabalho de prevenção. Não adianta tomar depois de adquirir o vírus e nem tomar hoje e daqui a uma semana.
  • Não tenha medo do gosto ruim! Não é bom mesmo! É o famoso: é ruim mas é bom! Então vá com fé! Pense que o bem que te fará será muito maior do que aqueles segundos sentindo um gosto ruim.
  • E se for tomar com limão, lembre-se de usar o canudo para não afetar tanto o esmalte do dente. Essa foi dica do meu dentista!

Aprendi quase tudo que sei sobre esses shots e os benefícios de cada um desses ingredientes e a importância de fazê-lo para a imunidade com o nutricionista Luciano Bruno. Também gosto muito do conteúdo da Nanda Muller, do doutor Alexandre Feldman e do Flávio Passos.

Quero aqui dizer que esse é um relato da minha experiência e tudo que foi indicado são produtos com base natural. Minha intenção é só compartilhar algo que comprovei com minha experiência de vida. E repito: nada, absolutamente nada substitui uma alimentação balanceada, se exercitar constantemente e dormir bem. Essa é a receita comprovada para se ter uma vida saudável, não tem novidade e não há mandinga que mude isso! O shot só vai reforçar esses bons hábitos! Combinados?! Outrolado_

. . .

Por que você deve assistir Outlander

Viviane Danin é jornalista atuando em mídias digitais e diretora na Outrolado_, com experiência em gestão de projetos web e estratégias de conteúdo para negócios.

4 comentários sobre “Fortaleça o sistema imune contra o Coronavírus

  1. Isso aí minha querida ! Parabéns ! Muito bonito e nobre da sua parte compartilhar sua experiência de sucesso , a todos ! 👏🏻😘😘😘

  2. Oi, Viviane,

    Parabéns pelo seu texto. Achei ótimo você ter mencionado a participação de um nutricionista na construção da sua receita.

    Eu passei anos na Faculdade de Medicina da UFRJ fazendo apologia dos estudos interdisciplinares e, por coincidência, fui responsável pela coordenação do curso de Patologia para as alunas do Instituto de Nutrição da UFRJ. Através desse trabalho eu tive espaço aberto para provar a colaboração dos nutricionistas no tratamento de diversos tipos de doença.

    Na minha linha de pesquisa eu tive chance de conversar sobre isso com médicos cardiologistas, mas estes, como de hábito, acharam muito interessante, mas logo depois engavetaram o assunto. É uma pena que, profissionalmente, a interdisciplinaridade raramente entra em pauta no enfrentamento das doenças.

    Acho, salvo melhor juízo, que no caso do Corona vírus está havendo muita histeria sem necessidade. Se por um lado é de fato necessário se tomar medidas de saúde pública antipáticas, por outro não se pode impedir as pessoas de viver. Coisas como, por exemplo, ir à praia, como é que se vai impedir os outros de passar um período do dia por lá? E a mobilidade com transporte público, tem solução? O Rio de Janeiro é uma cidade poluída, e piorou com o desmatamento desordenado das encostas, que viraram favelas. O crescimento vertical, com construção de prédios, completa este cenário, sem que nada se possa fazer a respeito.

    Não se admira, portanto, que qualquer doença infectocontagiosa, acabe se tornando um problema no que tange ao espalhamento do agente etiológico.

    • Pois é Paulo, acredito que a alimentação é fundamental para prevenção de doenças e estamos adoecendo por nos alimentar tão mal. E realmente nutricionistas são fundamentais nisso. Por outro lado, são tantos apelos da indústria alimentícia e depois “fique tranquilo que a indústria farmacêutica resolve com um remedinho”… sendo que estamos esquecendo que temos que fazer nossa parte pra cuidar da nossa saúde! Obrigada pelo comentário! Também gosto muito do seu conteúdo! Abraço! 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *