Seriado Lúcifer resiste ao encerramento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O seriado Lúcifer abre a 5ª temporada no Netflix e por enquanto não há indício de que será exibido em outro lugar. Os episódios ganham qualidade técnica e ousadia temática, com a introdução de novos personagens.

 

Cancelado pela Fox por volta de 2018, se não me engano, o seriado “Lúcifer”, estrelando o ator galês Tom Ellis no papel-título, conseguiu ganhar vida nova no serviço de streaming Netflix.

Quando o cancelamento foi anunciado, os fãs fizeram uma campanha de protesto. Com isso, a quarta temporada foi produzida pelo Netflix. A quinta temporada começou esses dias, com aprimoramento de imagem por Dolby Vision em resolução 4K, para quem tem equipamento compatível. A sexta temporada ainda não foi anunciada.

Uma parte do público que reagiu ao cancelamento da série declara que se acostumou a ouvir o ator Tom Ellis falar “Detective”, ao se dirigir à sua parceira da polícia. Parece até um argumento bobo, mas tem a sua razão de ser.

O ator usa a expressão idiomática popular britânica “Bloody Hell, ao reclamar de alguma coisa em cena. O uso da expressão, aparentemente introduzido na fala como “caco” por ele mesmo, mostra a ironia da chateação do diabo com o sofrimento imposto por ele mesmo.

As ironias do seriado e do personagem

As religiões cristãs em geral, e em particular a Igreja Católica, veem em Lúcifer a figura do diabo, que induz as pessoas a fazer o mal, de uma forma ou de outra. Lucifer é o “anjo da luz”, que se rebelou contra Deus, e foi castigado por Ele para viver no inferno. Ele é o que se poderia chamar de “personificação do mal”, segundo os conceitos do cristianismo.

No seriado, entretanto, Lucifer Morningstar (outra alusão ao texto bíblico), é uma cara legal, foi viver na terra para se divertir, mas acaba indo atrás de criminosos, para puni-los. Para tal, consegue se aliar à detetive Chloe Decker, a qual não cansa de atazanar, fazendo jus à sua fama!

A ideia de que Lúcifer desceu direto para Los Angeles é brilhante, em função da má fama que esta cidade ganhou ao longo do tempo.

 

Na frente de Chloe, Lúcifer fica vulnerável, dando indícios de que ele se sente atraído por ela. O preceito de vulnerabilidade do homem forte na frente de uma mulher que ele deseja é um velho conhecido nosso, e inclusive cantado por Mario Reis na música “Gosto que me enrosco”, quando diz, e eu cito:

Gosto que me enrosco de ouvir dizer
Que a parte mais fraca é a mulher
Mas o homem, com toda a fortaleza
Desce da nobreza e faz o que ela quer

A sabedoria popular, nossa ou a de outros países, tem enorme valor cultural, e este seriado se aproveita disso.

A estratégia de roteiros dos seriados norte-americanos é a de colocar homem e mulher em posições antagônicas, irritando um ao outro, ao mesmo tempo em que uma tensão sexual se forma ao redor, prenunciando que em algum momento os dois vão ficar juntos. E aqui, acreditem, não vai ser diferente, quem assistir verá.

O antagonismo entre Lúcifer e a detetive é óbvio: ele devasso e sem censura, e ela o oposto, controlada pelo superego. Na temporada anterior, ela consegue ver a verdadeira face de Lúcifer, mas isso não a impede de ficar junto dele mais adiante.

Este seriado como um todo contradiz os preceitos Católicos, mostrando Lúcifer como um humano íntegro às suas convicções. E o personagem não induz ninguém a fazer nada, ele apenas constata os erros de conduta dos seres humanos e os pune por isso. Seria assim ele se torna uma espécie de justiceiro, e portanto muito simpático aos olhos da plateia.

Mudança de qualidade na apresentação

Se exibido por uma rede de TV qualquer o seriado não iria se beneficiar dos seus principais atributos físicos das últimas temporadas: a captura por câmera digital Alexa, resolução nativa de 4K, e HDR com Dolby Vision.

A 5ª temporada mostra uma imagem, a meu ver, de alta qualidade. Infelizmente, só irá se beneficiar dela quem tiver condições de reprodução por aplicativo e sistema adequados.

No áudio, o som, em formato 5.1, não usa codificação Dolby Atmos, e me parece que não haveria necessidade, em função do número alto de diálogo entre os personagens e quase nenhum efeito sonoplástico.

O elenco parece que se diverte, e é natural que assim o seja, porque “Lúcifer” se propõe a ser uma comédia mesmo, com toques de suspense e mistério, necessários para manter a atenção dos seus espectadores.

É possível que a sexta temporada, já anunciada, seja de fato a última, como já anunciado, pois afinal todo seriado sofre inevitáveis desgastes com o tempo de exibição. Entretanto, eu não ficaria surpreso se o seu grupo de fãs volte à mídia para protestar contra! Outrolado_

. . .

 

Decodificador 4k da Net Claro com Netflix

Por que você deve assistir Outlander

 

Por que amamos os assaltantes de “A Casa de Papel”

Paulo Roberto Elias é professor e pesquisador em ciências da saúde, Mestre em Ciência (M.Sc.) pelo Departamento de Bioquímica, do Instituto de Química da UFRJ, e Ph.D. em Bioquímica, pela Cardiff University, no Reino Unido.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

0 resposta

  1. Olá Paulo, só passando aqui pra um próximo artigo que você possa escrever. É sobre a saída da Sony em nosso país. Perdemos mais uma opção de compra e de concorrência ?

    1. Oi, Lee,

      Eu coloquei na pauta um texto sobre o PlayStation 5, onde eu faço comentários sobre, entre outras coisas, o fechamento da fábrica de televisores da Sony. Os PS5 estão em pré-venda, custam caro e são importados. Se vamos perder a linha de televisores deles, acho que ainda é muito cedo para saber. Mas, de resto, este país está em uma claríssima recessão de mercado eletroeletrônico e de outros produtos mais caros. Deixaram o dóla disparar sem controle, o resto eu não quero nem comentar.

  2. Olá Paulo, só passando aqui pra um próximo artigo que você possa escrever. É sobre a saída da Sony em nosso país. Perdemos mais uma opção de compra e de concorrência ?

    1. Oi, Lee,

      Eu coloquei na pauta um texto sobre o PlayStation 5, onde eu faço comentários sobre, entre outras coisas, o fechamento da fábrica de televisores da Sony. Os PS5 estão em pré-venda, custam caro e são importados. Se vamos perder a linha de televisores deles, acho que ainda é muito cedo para saber. Mas, de resto, este país está em uma claríssima recessão de mercado eletroeletrônico e de outros produtos mais caros. Deixaram o dóla disparar sem controle, o resto eu não quero nem comentar.

  3. Oi, Antonio Carlos,

    O espalhamento de sinal digital é uma mistura de tudo isso que você citou, mas note que a cidade de São Paulo tem a preferência das emissoras por conta do faturamento, que é considerado um dos mais altos do país. Agora, imagine o resto do país. Nós aqui no Rio temos muito menos emissoras do que SP, sem falar que a cobertura no interior é quase nula.

    Para ter detalhes mais específicos sobre a sua região, eu lhe aconselho a escrever para o Forum da SBDTV, na seção Fale Conosco: http://www.forumsbtvd.org.br/contato.asp?tipo=faleconosco

    Lá quem atende é o engenheiro Euzébio Tresse, que é uma pessoa que está constantemente monitorando a evolução do sinal digital no Brasil.

  4. Sr. Paulo,achei muito interessante suas explicações sobre transmissão sinal TV Digital, mas minha dúvida é por quê algumas emissoras na capital de São Paulo, região eu que eu moro, Pirituba, tem dificuldades em aprimorar o sinal: é um problema geográfico, sócio geográfico, interesses políticos, dificuldades financeiras ?
    Já estamos em meados de 2011 e destaco algumas emissoras com problemas: (NGT 47.1 MPGE SD) (SCC 33.1 AAC SD) (MEGA TV HD e SD 15.1)(MULTICULTURA SD 24.1 2.3). Também não entendo por quê a emissora Rede Brasil de Televisão não faz investimento para transmitir em sinal digital, pois me parece que já tem a concessão em São Paulo (52-1).
    grato.

  5. Oi, Eduardo,

    Não sei se entendi a sua dúvida, mas vamos lá:

    Todos os circuitos de sintonia procuram automaticamente os canais que estão disponíveis. Então, o que você tem a fazer é terminar primeiro toda a instalação de antena (externa, de preferência) e depois entrar no setup do conversor, e mandar varrer as emissoras disponíveis.

    Este processo leva algum tempo, mas depois de terminado todas as emissoras achadas são armazenadas na memória do conversor, até que nova varredura seja feita (você pode repetir o processo quantas vezes quiser).

    A qualidade do sinal é também função da antena usada e do local de recepção. Quanto mais próximo da torre melhor.

  6. Gostaria de saber se há alguém pode dizer onde existe recepção da DTV aqui no Rio, pois tentei (com uma antena interna) a recepção na Freguesia (Jacarepaguá) e o resultado foi frustrante. Procurei pela web toda se algum site divulga a área de cobertura (deveria ser obrigação da ANATEL) em forma de mapa, mostrando as áreas de maior ou menor intensidade de sinal…

  7. Oi, Leoni,

    Obrigado pela leitura.

    O site não é meu, eu sou apenas um colaborador que chegou aqui a convite de um dos jornalistas que compõem o corpo editorial.

    Existem assuntos nesta área de televisão, áudio e vídeo que ainda não estão totalmente claros para a maioria das pessoas. Eu mesmo tenho colunas de data ainda mais antiga, que continuam recebendo pedidos de ajuda, na forma de comentários. E o processo de descoberta desses textos é quase sempre através dos sites de pesquisa, tipo Google ou Yahoo.

    Acho, em última análise, que isso não vai mudar tão cedo, por causa da maneira como a tecnologia chega na casa das pessoas: sem muito esclarecimento quanto à verborréia técnica!

  8. Estava navegando pela internet a procura de boas informações sobre “receptor digital” e encontrei esse site, que pela data da criação do tema ( março de 2009) ainda está recebendo muito comentaristas, inclusive eu (risos). Parabéns Paulo Roberto Elias, parabéns pelo site e pelo tema Tv digital no ar. Estava navegando a procura de bons receptores, pois resolvi cancelar a tv por assinatura. Cancelar porque pagar para ter uma boa imagem assistindo 20 ou mais canais abertos e alguns canais fechado é pura enganação. Nessas condições é melhor um bom conversor.
    Abraços e sucesso.

  9. Olá, Giuliano,

    A imagem da sua TV está correta. A transmissão em HDTV é padrão 16:9. Programas em tela standard 4:3, como é o caso do jornal da SBT, são transmitidos em 4:3 dentro da imagem 16:9, que é como a sua TV a enxerga.

    Isso é feito para preservar a relação de aspecto do programa 4:3, que, de outro modo, faria a imagem ficar distorcida nas laterais.

    A inserção de barras pretas é a mesma de outras mídias e você pode ler uma explicação detalhada sobre isso em uma coluna que eu já publiquei faz algum tempo: http://webinsider.uol.com.br/2009/04/13/formatos-de-tela-cinema-dvd-e-blu-ray/

  10. Oi!

    Comprei uma tv LG modelo 32ld460 full hd com o conversor integrado e estou usando uma antena UHF interna e o que acontece é que mesmo recebendo sinal Hd 1080i e usando o modo de tela 16:9 ela fica com barras laterais, por exemplo quando vejo ” A Praça é Nossa” a imagem fica cheia e quando vejo logo em seguida o ”SBT Notícias” ela fica com as barra laterais como se fossem 4:3, porem quando aperto INFO aparece como sinal HD 1080i.
    O que está acontecendo?
    Obrigado

  11. Oi, Lucas,

    Eu não conheço a situação em Belo Horizonte, mas te recomendo entrar no site do Forum da SBTV ou escreva para site_faleconosco@forumsbtvd.org.br, pedindo informações sobre a sua região.

    Existem emissoras que estão em caráter experimental ou fora do padrão. Essas últimas as TVs com conversor interno geralmente não sintonizam. Este é o caso do canal 33.1 no Rio de Janeiro.

    A transmissão do EPG é por conta da emissora, ou seja, não é um problema seu, e a tal interatividade, que agora mudou de nome (DTVi) vai depender de atualização de firmware e interesse das emissoras. Nem todo equipamento vai poder receber o software e eu acho prematuro querer atualizar o seu, sem saber se todas as emissoras vão querer usá-lo.

  12. Paulo,

    Comprei uma TV LCD LN32C350 da Samsung com o conversor integrado, uma antena UHF da Indusat (esqueci o modelo) estou conseguindo pegar os seguintes canais aqui em Belo Horizonte:
    2.1 Record
    4.1 RedeTV
    4.2 RedeTV3D (pra mim não adianta, pois minha TV não é 3D, mas tá pegando)
    5.1 TV Alterosa (SBT)
    7.1 Band
    9.1 Rede Minas
    12.1 Globo
    Além destes, está pegando diversos canais UHF no sinal normal, mas a imagem está horrível. Os digitais citados acima, a imagem está perfeita.
    A minha dúvida é a seguinte. Vi na Internet que em Belo Horizonte tem os canais 48.1 Rede Vida, 61.1 TV Câmara e 65.1 TV Brasil em HD, só que estes 3 não estão pegando aqui. O que posso fazer para sintonizá-los?
    O Guia Eletrônico de Programação – EPG só está aparecendo informações da Globo, dos outros canais não aparece nenhuma informação, sendo que no primeiro dia que liguei a antena, apareceu da Band também, mas hoje só aparece da Globo. Isso é para todo mundo em Belo Horizonte ou existe algo que eu possa fazer para aparecer a programação de todos os canais?
    No mais, agradeço a atenção e o parabenizo por este artigo.

  13. Olá, Adailton,

    Esta busca por um bom receptor é difícil mesmo. Até hoje, os que eu já tive ou vi em funcionamento se baseiam em uma ou outra plataforma (a maioria no Zinwell) e são construídos com erros de programação ou com ausência de alguns recursos importantes.

    Eu não conheço o Zinwell ZBT650N, mas eu espero que seja uma evolução do modelo anterior, o ZBT-620, que eu usei por quase um ano. Se eu fosse me basear nesse 620, eu não passava nem perto dos Zinwell.

    Para começar, a própria Zinwell me afirmou que a representação deles era restrita aos aparelhos vendidos por eles, e como havia importação paralela dos mesmíssimos modelos, na hora que desse uma encrenca eu não poderia recorrer a eles. E aconteceu que o meu aparelho foi comprado de alguém com importação direta, e sem que eu soubesse deste sutil detalhe. Quer dizer, acabando a garantia, e sem suporte, é para jogar fora! Parece que a Zinwell mudou de representante no Brasil, e eu acho prudente você ver quem são e que suporte pós-venda eles dão.

    O Zinwell 620 tinha erros de display grosseiros (um deles eu consertei abrindo o aparelho e reencaixando o soquete do display ao board principal). Além disso, o aparelho é previsto para se religar sozinho, o que é um absurdo. Se faltar alimentação elétrica ele se religa, mesmo estando em standby. Na parte de saída de áudio digital, o aparelho é um desastre, eu prefiro nem comentar.

    Por isso, eu andei recomendando aparelhos com postos autorizados no país. O meu segundo receptor foi um Semp DC2008H, com um suporte que o outro não tinha. Eu ainda tenho este Semp, no segundo ponto da casa, vejo alguns problemas nele, mas a performance é superior ao ZBT-620, e sem os erros de inicialização e display deste último. E uma vez em standby, ele fica em standby ao invés de se religar sozinho!

    A verdade é que a maioria dos set-top boxes que andaram sendo vendidos foram torpedeados por críticas em toda a Internet. Eu não sei se é mera coincidência, mas o modelo argentino tem correções previstas para problemas que todos nós já notamos há algum tempo, como por exemplo a recodificação do AAC para outro formato, como o Dolby Digital.

    Por isso tudo que eu falei, e se você me pede para uma escolha mais segura, eu prefiro não me arriscar e te aconselhar o Semp DC200H mesmo, que, apesar de algumas falhas, tem boa performance de recepção.

  14. Paulo,
    Estou pesquisando na internet a procura de um bom receptor e como sou leigo no assunto não consigo me decidir sobre qual comprar.
    Você poderiar dizer qual é o melhor receptor para o sinal digital atualmente?

    nas pesquisa na internet o que mais aparece é o Zinwell ZBT 650N, você conhece?

  15. Oi, Flavio,

    A primeira coisa que você pode e deve fazer é atualizar o firmware do seu Semp DC2008H, se for preciso. Se você não sabe fazer isso e se o aparelho está na garantia, peça à uma autorizada para fazê-lo. Até onde eu sei, a versão atual é a 1.0.19, que você baixa direto do site, com o número de série do aparelho. Em qualquer hipótese, peça ajuda à Semp, eles sempre foram muito cordiais comigo.

    Eu infelizmente não tenho experiência com este tipo de antena, mas nas minhas pesquisas em casa com a recepção do sinal UHF para DTV, o melhor resultado foi com o uso de uma antena log-periódica de alto ganho. Eu moro relativamente perto dos transmissores, mas totalmente bloqueado por morros. No entanto, a log-periódica tem a vantagem de ser direcional e com isso ela evita a entrada de sinais refletidos, que tendem a confundir o sintonizador do receptor.

    Eu acho que você pode fazer um teste com uma boa log-periódica e com um pré-amplificador mais potente, se o seu local fica muito distante das torres. O custo de uma log-periódica é bem abaixo dessa antena que você comprou, e você pode (e deve) consultar os fabricantes de antena pelos seus respectivos sites. Foi assim que eu achei a melhor antena para o meu uso. Na verdade, sem um medidor de sinal, as avaliações são sempre na base da tentativa e do erro, e mesmo o melhor dos fabricantes só irá te dar um caminho a partir do qual você pode chegar ao melhor resultado.

    Se o sinal digital chega até aí, é preciso determinar a potência do pré-amplificador também, que, a julgar pelo nível de sinal que você indica, deve ser em torno de uns 36 dB ou acima. A propósito, a barra medidora de cima do Semp indica força de sinal e a de baixo a qualidade do mesmo, conforme explicado no texto acima.

    Note que o uso de pré-amplificadores é importante, mas deve ser feito com critério. Sinal excessivo tende a saturar o sintonizador e o sinal como um todo é perdido.

    No seu caso, eu te dou, na base do chute, uns 90% de certeza de que o seu sistema de antena + pré não faz chegar sinal adequado no receptor. Mas, isso presumindo que você fez todas as conexões de forma correta, incluindo conectores F bem presos e ausência de curto na linha.

    É importante também determinar a direção dos transmissores e apontar a sua antena para lá. O sinal analógico, neste caso, não é de muita valia, porque a robustez do sinal digital nos mostra que em muitos lugares onde o sinal analógico nem entra o digital entra com qualidade.

    De resto, não desista. Com um pouco de paciência, você chega lá!

  16. Paulo,

    Na minha residência sempre tive dificuldade em ter uma boa recepção de Canais mesmo Analógicos, sempre precisei usar Boosters.

    Recentemente Comprei uma Antena Amplificada 4×1 CAPTE OURO ( VHF-UHF-DIGITAL-FM) e instalei a mesma tendo uma recepçõ execelente dos Canais Analógicos da minha região.

    A antena está a +- 8 metros do solo, sendo o cabo Coaxial sem emendas até a caixinha de minha sala.

    A TV que tenho é a SHARP LCD 52pol. GA695WJSA, sem conversor embutido.

    Comprei o Conversor SEMP TOSHIBA DC 2008 H, porem ao instalá-lo através do Cabo HDMI, para minha surpresa pela função sintonia automáica não achou nenhum canal.

    Pela sintonia manual digitando 26 e 35 , ele encontra emissoras com recepção de sinal:
    35% no 1o. marcador
    72% no 2o. marcador
    Para ambas. O que são essas marcações
    35% de sinal real que chega a minha televisão é isso, quer dizer que estou perdendo sinal no trajeto?
    72% de sinal que a antena está recbendo é isso?
    Ou seja não pega nada por que estou perndendo sinal da antena para a TV?
    Qual o % minimo que a TV tem que receber para abrir o Canal?

    Pode me ajudar?
    Tem solução?
    O fato da analogica pegar bem pode ser que anena não prete para sinal digital?
    Conhece minha antena?

    Grato

    Porem não registra as mesmas e não abre imagem.
    Sei que aqui na minha região 26.1 é GLOBO e 35.1 é SBT pois meu vizinho tem uma TV DIGITAL e pega esses 2 canais.

  17. Olá, Thiago,

    Em primeiro lugar, não se afobe nem se desespere, porque você vai que o exercício da paciência vai acabar dando bons frutos.

    Eu escrevi recentemente um artigo que pode dar alguma ajuda: http://webinsider.uol.com.br/2010/04/27/as-minhas-mal-tracadas-linhas-sobre-a-tv-digital/

    Por enquanto, você deverá se certificar se a sua TV tem de fato um sintonizador para o sinal da televisão digital. Se tem, eis algumas providências imediatas que você deve tomar:

    – procurar saber se a sua região tem bom sinal e/ou se o sinal é razoável, mas a sua distância das torres é muito grande;

    – em qualquer hipótese, você estará sempre mais bem servido pelo uso de uma boa antena externa, e neste caso, se você não sabe lidar com isso, seria aconselhável procurar um antenista profissional da sua confiança;

    – se você estiver muito longe das torres de transmissão, mas o sinal ainda assim chega ao seu local, será necessário usar um pré-amplificador (booster) na saída da antena, e aqui novamente um aconselhamento profissional é importante. As fábricas de antenas têm sempre um serviço gratuito, que você pode usar;

    – um sistema que tem dado bom resultado para muita gente (não necessariamente para todo mundo) é o uso de antena UHF log-periódica toda banda, com 14 a 16 dBi de sensibilidade, descendo com cabo RG-6, de preferência com 90% de malha (mínimo de 65%).

    Se a antena que você dispõe é adequada, mas é para uso interno, provavelmente você terá dificuldades de captar o sinal. Neste momento da TV digital brasileira, ainda não existem repetidoras de maneira a cobrir um espaço mais amplo de residências, principalmente para fora das regiões urbanas.

  18. Boa noite eu comprei uma tv lcd 42″ full hd com apenas uma entrada para antena comum e 2 entradas hdmi, enfim orientado pelo técnico eu comprei uma antena afim de receber o sinal digital, (a embalagem da antena dizia claramente que era para esse fim), porém conectando ela com o cabo de antena normal a imagem continua ruim, acredito eu que devo colocar algum adaptador para entrar na hdmi da tv, mas não consigo achar nada a respeito na net para que eu possa resolver esse problema, por favor me ajude desde já agradeço, um grande abraço.

  19. Boa tarde! ótima informações; uma orientação instalei uma toda banda com booster 36 db + lcd 32 conversor integrado> imagem boa em Candeias para SBT (021. = 35) e Globo (13.1 = 36); estou com um cabo RG-6 com 50 metros e estou com receio de cortar o mesmo haja visto da base da antena instalada até a TV tenho em media uma distancia de 20 metros; ou seja estou com excedente de 30 metros, minha área é cercada por inúmeros prédios com bastante interferência. mais meu assim apontei a toda banda para o oceano. posição lateral a torres das duas emissoras distancias de 15Km.

  20. Oi, Augusto,

    A TV digital aberta não transmite com som 5.1, como estava previsto, pelo menos eu não tenho conhecimento de que isto algum dia tenha ocorrido. O problema de áudio no padrão DTV continua o mesmo: se o AAC (mono, estéreo ou 5.1) não for recodificado para algum outro codec usável por receivers como o seu, não adianta nada.

    O que praticamente todos os fabricantes de conversores fazem é apenas recodificar o sinal estéreo da TV em PCM. E este sinal PCM passa facilmente por cabo coaxial ou ótico.

    O Semp-Toshiba passa AAC também, mas não serve para nada, conforme uma representante da empresa admitiu para mim pelo telefone, e você mesmo constatou. O ideal seria passar Dolby ou DTS, mas nada disso tem previsão de ser implementado nos atuais conversores.

    A situação, em se tratando de emissora de sinal aberto, também não é muito diferente no pacote da Net HD (Sky eu não conheço): todas as três emissoras do ar (Globo, RedeTV! e Band) o sinal de áudio digital é PCM 2.0, enquanto que o sinal proprietário deles é Dolby 5.1 nos canais atualmente no ar (Globosat, Nat-Geo+Fox e Telecine).

    Eu pessoalmente duvido muito que a Net vá conseguir colocar no ar sinal 5.1 de qualquer emissora de sinal aberto, se é que algum dia eles vão transmitir isso. Eles também teriam que reconverter o AAC para Dolby, caso contrário a gente cai na mesmice!

    Em retrospecto, o que pode fazer na sua instalação foi o que eu fiz: usar cabo HDMI do conversor para a TV, e tirar desta um sinal analógico estéreo, para o receiver. Se você usar Net ou Sky, aí sim vale a pena puxar um cabo coaxial ou ótico para o receiver.

  21. olá. comprei um coversor toshiba com hdmi. tentei ligar ao receiver via cabo optico para ter acesso ao som 5.1, porem o som só sai no receiver quando eu seleciono com PCM no conversor.Se deixar em AAC no conversor, ele não sai nada. Não liguei o conversor direto no receiver atraves do HDMI porque, desse forma, terei que sempre manter o receiver ligado pra ver TV. meu receiver é onkyo 607. vc sabe me dizer se ele aceita o som da TV digital e se o mesmo é 5.1?

    obrigado.

  22. Olha, Celso, eu certamente não sou a pessoa indicada para opinar sobre recepção de satélite, muito menos sobre a legalidade desses produtos por aqui. Todo mundo sabe que entra muito importabando via Paraguai, mas isto não quer dizer que não existam pessoas ou empresas honestas no ramo. Eu é que não conheço nem recomendo ninguém.

    Sobre recepção de satélite, o que eu sei é que o sinal poder ser aberto (Free To Air, ou FTA) ou codificado. Se você vai partir para uma aventura dessas, certifique-se que esses tais 300 canais são abertos e não são daqueles que se acaba não assistindo mesmo.

    A Sky e outras operadoras protegem o seu investimento, amigo, duvido muito que você receba alguma coisa que eles cobram do assinante para receber, exceto canais que qualquer um recebe pelo ar.

  23. Olá Paulo,
    Você que está sempre aberto para troca de ideias, por gentileza me esclareça:
    Recebi oferta de um sintonizador para TV via satélite, com antena inclusa, na faixa de R$ 1.000,00 para acessar 300 canais! Trata-se do AZBOX, via Paraguai. Isso é legal ou estaria incorrendo em alguma penalidade, visto que, vou usufruir daqueles canais que a Sky e outras oferecem com a cobrança de mensalidade?
    Grato pela acolhida.

  24. Olá Paulo Roberto Elias,

    Entendo que o sr seja um aficionado por audio e vídeo, o que leva naturalmente à TV Digital.

    Eu gosto mais da parte técnica por trás de como as coisas funcionam.

    O sr saberia me informar algum site sério que aborde tecnicamente como funciona a TV Digital? Por exemplo, tecnicamente como acontece a multiprogramação, chegando ao ponto de explicar a multiplexação e demultiplexação, falando do BST-OFDM e explorando os problemas e soluções que foram encontradas para contorná-los.

    Muito boa sua exposição.

    Abraço.

    Daniel

  25. Não gostaria de efetuar compra de uma Tv Dig. sem antes testar como o sinal chegaria em minha casa. Moro no 11º andar de um prédio no Aterro do Flamengo na Glória e recebo os canais analógicos com boa qualidade em minha antena interna, ainda que exista tv coletiva VHF no condomínio.
    Solicitei a um conhecido que levasse até minha residência o seu conversor e sua antena interna digital mas ele reside no 2º andar de um prédio Catete tendo o morro Santo Amaro como interferente motivo pelo qual ele instalou uma antena UHF externa na laje do seu edifício e seria impossível testar uma antena.

    Ontem ele foi em minha casa fazer o teste, minha tv analógica não é de tão boa qualidade, uma LG modelo mais básico, comprada provisóriamente enquanto aguardo a compra definitiva da tv LCD digital. A dita tv foi conectada via antena comum interna VHF, dessas de 2 reais nas lojas de um e noventa e nove, que eu uso para receber perfeitamente os canais analógicos ao conversor externo AIKO mod. desconhecido por mim.

    A antena permaneceu jogada no chão e mesmo assim, a imagem dos canais (Globo, RedeTv, Band, SBT e Record) que se apresentaram na TV eram semelhantes àquelas obtidas quando ligo um DVD a esta simplória tv analógica. O sinal era forte, a recepção em SAP foi perfeita assim como o closed caption. A qualidade da imagem eu arriscaria dizer ser melhor do que a tv a cabo analógica. Todos em casa ficaram pasmos com a firmeza e nitidez da imagem e do som. Deduzi o quanto seria excelente a mesma transmissão em uma tv digital com conversor embutido e uma antena própria para a tecnologia digital. Eu não costumo assinar tv a cabo e raramente assisto Tv e quando o faço busco telejornais e programas de entrevistas sérios.

    Portanto quem foro do Rio de Janeiro e residir na orla do Centro até o Flamengo poderá receber o sinal digital com uma antena interna, cuja vantagem é a de não sofrer desvios de posicionamento durante as chuvas com ventanias ou pelos constantes problemas que se apresentam nos cabos dos condomínios que levam a cessar a transmissão.

    Por último, eu pretendo comprar um full hd 1080i mesmo sabendo que a transmissão no Brasil não será em full hd mas sim pelo uso futuro do tocador de blue ray.

  26. Ao Cláudio José,

    O sinal que trafega no cabo HDMI é apenas um sinal de vídeo, que já foi captado pelo sintonizador do receptor e processado, conforme explicado no artigo.

    No seu caso, o problema se refere ao estágio de recepção, portanto nada tem a ver com cabo HDMI ou qualquer outro, percebe?

    A quem me pergunta, eu recomendo antena externa, instalada o mais alto possível, porque, com isso, as chances de recepção sem interrupção de sinal são bem melhores. Em alguns locais do Rio de Janeiro, o sinal é forte o suficiente para entrar com uma antena externa, mas mesmo assim os modelos que funcionam melhor são aqueles dotados de um pré-amplificador incorporado na antena.

    Diversos relatos, espalhados pela Internet, dão conta de que essa antena Philips a que você se refere tem performance inferior à uma log-periódica bem fabricada. Embora se deva sempre levar essas opiniões em consideração com um saudável dose de cautela, eu mesmo assim acredito que a antena log periódica tradicional, de banda total, é mais adequada, na maioria dos casos, que os modelos na forma de bow-tie ou equivalentes, por causa da direcionalidade de captação relativa entre uma e outra. Mas, não posso afirmar nada, porque nunca cheguei a fazer testes nesta extensão. E aí, se algum leitor tiver algo a contar, por favor o faça na forma de um comentário.

    Em qualquer hipótese, o custo de uma log-periódica é baixo o suficiente, para justificar um teste comparativo, se necessário com a aplicação de um pré-amplificador (booster) na saída da mesma, caso o trajeto do cabo até o receptor seja longo.

  27. Por Favor
    Gostaria de saber de algum dos internautas à respeito do sinal digital HDMI, da TV Globo Rio de Janeiro, pois instalaei recpetor com cabo HDMI, antena externa PHILIPS, e somente consigo sinal limpo e ótima recepção, no SBT e BAND, sendo que a globo não consigo sinal.

  28. Marta,

    No Rio de Janeiro, todas as emissoras estão transmitindo com sinal provisório, imagine no resto do país!

    A migração para sinal digital é inexorável, a gente só espera que seja feita de uma maneira correta.

    Mas, se trata de um sinal terrestre e invariavelmente urbano, e dos grandes centros. Até onde eu sei, as regiões distantes deses centros têm recepção exclusivamente por satélite, motivo pelo qual a Band HD se propôs a disponibilizar o sinal por satélite, gratuitamente. Não sei, entretanto, em que pé essa proposta ficou.

    Por enquanto, quem estiver num local onde a recepção é possível, ainda será preciso entender que a tecnologia é muito recente, e não houve tempo hábil para que os engenheiros dessa área e demais técnicos dos estúdios das emissoras conseguissem um sinal consistente durante todo o horário de transmissão. Por sinal, ainda irão ocorrer quedas de sinal, problemas com o áudio, etc.

    Ontem, num papo com um engenheiro habituado com a determinação das áreas de cobertura do sinal analógico, eu soube que existem muitas partes do Rio de Janeiro, na mais absoluta zona de sombra, ou seja, o sinal digital é praticamente zero.

    Claudio,

    Antes, um esclarecimento: Full HD não existe nas transmissões digitais em nenhum lugar do mundo, por conta da inviabilidade técnica.

    O que se transmite como alta definição é 1080i. Você poderia gravar este sinal, usando a saída de vídeo componente do receptor, porém vai ter que achar um gravador adequado. O seu Philips, me arrisco a dizer, não se encaixa nesta categoria (ele se limita a 480i), mesmo que aceitasse o sinal de entrada em 1080i.

    Existe agora à venda um conversor com os circuitos de PVR (gravação) habilitado: é o Video Star VS-802HD (http://www.videostarimport.com.br/). Eu não conheço o equipamento, mas posso adiantar o seguinte:

    A gravação só é possível se você usar um dispositivo USB (geralmente um HD externo dentro de um case, formatado com FAT32). A gravação, mesmo assim, depende da emissora transmitir o EPG, caso contrário o timer do aparelho não funciona, e eu não sei se é possível fazer a gravação manualmente.

  29. eu acho que um dia todos nos teremos tv digital
    e acho que isso sera otimo . Porém, é preciso ficar claro para o leitor que não existe fórmula mágica nem antena que sirva duas pessoas ao mesmo tempo, em nenhum lugar deste país. Isso, na prática, quer dizer que a antena que funcionou muito bem na casa do seu vizinho do prédio do lado não irá funcionar necessariamente igual ou melhor na sua!

  30. A todos os leitores:

    Eu gostaria de passar uma mensagem planfetária a todos que se propuseram em atendê-la.

    A TV Brasil está com o sinal no ar no canal 41 digital do Rio de Janeiro. O sinal ainda é de testes e só nos próximos dias começará a ser possível armazenar o sinal nos nossos receptores. A identificação será pelo canal virtual 2.1.

    Como todos sabem, a emissora aqui do Rio é a principal responsável pela geração de programas da rede da TV Brasil. E é, junto com a TV Cultura de São Paulo e similares, uma das únicas opções de programação não comercial nas emissoras abertas

    Hoje eu obtive uma informação que me deixou muito triste: a de que existe uma possibilidade de que a TV Brasil vá transmitir somente o sinal de TV padrão (SDTV) e não em HDTV, como se esperava. Isto obstrui a chance de se ver uma programação de alto nível, em imagem e som, como desejávamos.

    A decisão para tal ainda não é definitiva. Por isso, eu peço a quem lê esta mensagem e que concorde com a minha reclamação, que entre no site da TV Brasil (http://www.tvbrasil.org.br/) e mande um e-mail on line, dizendo que você não aceita o sinal de SDTV e sim de HDTV nas transmissões digitais da TV Brasil.

    O sinal da TV Brasil entra amanhã em Brasilia!

    Sinal digital em SDTV é retrocesso! O governo, que quer um sinal de boa qualidade para todo mundo, deveria ser o primeiro a dar o exemplo!!!

  31. Rogério,

    Eu teria preferido responder a sua pergunta no artigo correspondente. Espero que você entenda que é mais produtivo comentar sobre o tópico em questão, como aliás o fiz em sua pergunta sobre HDMI, na outra coluna.

    A resposta curta é:

    Eu não sei que críticas são essas, porque eu não as li em lugar algum. Eu não uso caixas da Onkyo, somente o receiver, e portanto não saberia lhe dizer qual seria o fundamento das críticas, mesmo que ele existisse!

    Uma coisa que eu certamente recomendo a você e a qualquer outro leitor é: ouça antes de ler as críticas, e faça um juízo por você próprio!

    Eu já cansei de ouvir caixas de enorme reputação, cujo desbalanceamento e desequilíbrio tonal nunca me agradaram. Portanto, é ouvir antes de julgar, tá certo?

    O equipamento que você cita, segundo as especificações, é perfeitamente compatível com as suas necessidades futuras (Blu-Ray, etc.)

    No que tange ao áudio das transmissões HD terrestre, por enquanto, nada que eu vi por aí vai adiantar.

  32. Completando a pergunta acima, adquiri pela internet mas não recebi ainda um onkyo HT-SP908. Tens alguma informação deste sistema, principalmente quanto as caixas, já que o receiver tem uma configuração atual (http://www.onkyousa.com/model.cfm?m=HT-SP908&class=Systems&p=i). Vou conectar numa Full HD a 42LG80. Futuramente pretendo entrar no BD já que os preços estão baixando. Esse sistema permitirá usufruir inteiramente do vídeo e audio do Blue-Ray?

  33. Aproveitando o gancho de Liliane, já que és proprietário de um onkyo me explica por que os audiófilos criticam as caixas dos HT`s onkyo. Existe tanta diferença perceptível para marcas como energy, infinity, etc….

  34. Ubiran,

    Neste momento, estão no ar:

    Globo HD – 4.1 (canal virtual) e 29 (canal físico);
    RedeTV! HD – 6.1 (virtual) e 21 (físico);
    Band HD* – 7.1 (virtual) e 35 (físico);
    SBT HD – 11.1 (cirtual) e 24 (físico);
    Record HD – 13.1 (virtual) e 39 (físico);
    Ideal SD – 33.1 (físico)

    Lembrando que, para sintonia manual, é preciso entrar com o número do canal físico no módulo de sintonia do receptor.

    *A Band HD às vezes não transmite o logo (Band HD) de identificação. Neste caso, é preciso renomear o canal manualmente.

    A todos os leitores:

    Eu já pedi a lista completa e atualizada dos canais concedidos ao Rio de Janeiro, para uso pessoal, às fontes competentes, e até agora, infelizmente, nada!

    Existe uma previsão para a entrada no ar da MTV HD no Rio de Janeiro, por exemplo, mas ninguém sabe em que canal.

    Nos outros estados, onde a DTV começou depois de São Paulo e Rio, é ainda mais complicado conseguir informações, e por causa disso eu não me proponho, e peço desculpas aos leitores pela falha. Se a lista completa chegar até mim, eu a colocarei num comentário.

  35. Preciso Que Me Enviem O Numero De Emissoras De Tv Estao Transmitindo Com Sinal Digital, Aqui No Rio De Janeiro.

  36. Olá, Liliane,

    Em primeiro lugar, o fato da sua sala ser recortada, lhe favorece acusticamente. O pior cenário seria se ela fosse totalmente quadrada.

    A gente fica, acredite, numa posição bastante incômoda, quando se trata de indicar equipamentos para os outros. Entre outras coisas, eu não testo equipamento de nenhum fabricante, nem sou profissional habilitado para tal. Segundo, porque é freqüente o usuário gostar de equipamentos que eu não gosto, e eu não posso dizer nada, porque cada um gosta do que quer.

    Se alguém me perguntasse se eu prefiro um Onkyo ou Denon, eu lhe diria, sem ouvir nenhum dos dois, que ambas as marcas costumam ter excelente desempenho, e eu embarcaria confortavelmente no Onkyo SR-606, que é similar ao que eu uso em casa (SR-605), mas que já incorpora alguns pequenos avanços na parte de recursos.

    No tocante a caixas, novamente, eu estaria sendo leviano contigo, se começasse a citar marcas ou modelos que eu nunca ouvi.

    Por acaso, um amigo meu comprou um par de torres da BSA, que vieram como uma tremenda referência de um outro audiófilo amigo dele, e que eu ouvi, e apesar de ainda notar alguns detalhes que não me encantaram tanto, ainda assim as torres têm um bom desempenho, particularmente na parte de baixo do espectro (graves), que são bem articulados.

    Até por causa disso, eu precisava trocar o meu subwoofer, e cheguei a contactar o ótimo suporte da BSA, sobre o modelo deles, que você cita, o W10i. Se comprar sem ouvir já é duro, imagine você começar notando que o sub não tem bypass do filtro de corte interno, o que quer dizer na prática não ter nenhuma flexibilidade em certos tipos de configuração do bass management. Então, mesmo achando que o produto deles deverá até ser muito na linha de qualidade das torres, eu preferi declinar.

    Todas essas caixas da BSA são feitas com um arranjo de drivers no design DAppolito (http://en.wikipedia.org/wiki/Joseph_D%27Appolito), e você, que é arquiteta, provavelmente vai curtir conhecer sobre a filosofia de design que é usada nessas montagens.

    Se você conseguir um show-room (boa sorte!), seria o ideal, mas na ausência dele fica difícil até tomar uma decisão que lhe agrade.

    Por outro lado, a gente está falando de um material cuja qualidade provavelmente agradará muito a quem não conhece tanto, ou não tem tantas exigências, como aquelas de audiófilos ortodoxos. Portanto, diante dessas opções, qualquer escolha sua não deve lhe trazer desprazer, e assim eu também entendo que talvez o conjunto da BSA seja a sua melhor escolha.

  37. Caro Paulo,
    Estou tentando montar um HT em uma sala de cerca de 60m2, bem recortada, ou seja, com alguns ângulos.
    Indicaram um Receiver Profissional para HT 6.1, com 800W RMS, zona 2, da marca Denon AVR 788 ou outro da Onkyo TXSR 606, com 4 entradas e 1 saída HDMI, também zona 2. Para as caixas, sugeriram 1 cx prof. para canal central tipo bookshelf com 150 W RMS marca BSA modelo CK55 e um subwoofer ativo prof. de 8 com 150W RMS BSA modelo W10i ou conjunto de 5 cx mais subwoofer Boston MSC 100.
    Gostaria de sua opinião sobre os produtos oferecidos ou outros que, porventura, você possa sugerir, para que eu tenha um HT de boa qualidade e com bom custo-benefício.
    Agradeço desde já sua atenção.
    Liliane Vince

  38. Oi, Gilberto!

    Em primeiro lugar, verifique a resolução nativa do sinal que está sendo recebido. Esta informação está no I-Plate, e você a acessa apertando info ou algo parecido, no controle remoto. O I-Plate aparece por uns cinco segundos, e a informação (por exemplo: 1920×1080) está numa das quadrículas do quadro exibido na tela.

    Em seguida, verifique se no setup do receptor, a opção de configuração de tela está em 16:9. É possível que esta opção não esteja presente, porque o receptor faz os ajustes de acordo com a saída de vídeo usada.

    Além disso, verifique se a resolução escolhida no receptor é 720p ou 1080i.

    Se a transmissão for em HDTV nativo (1920 x 1080i), e a sua LCD estiver em modo 16:9, e mesmo assim a imagem não preencha a tela toda, é provável que a emissora esteja transmitindo em 4:3 mesmo. Sintonize então num horário em que você tenha certeza de que a trasmissão está com imagens em HDTV.

    Você não me informa que tipo de cabo está sendo usado na sua instalação. Para HDTV use somente cabos de vídeo componente ou HDMI.

    O sistema brasileiro não bloqueia alta definição por vídeo componente, portanto, em princípio você poderá usar este cabeamento sem receio algum.

    Não deve ser o caso, mas se você usa vídeo componente e o sinal de 1080i ou 720p não entram na sua TV, troque para HDMI, e compare os resultados.

    Espero que lhe ajude. Eu sugiro que você não condene o seu conversor antes de fazer essas verificações.

  39. tenho lcd de 32´e conpre conversor aiko HD-1018
    quando ligo ele a tela da tv não abre toda.
    o que posso fazer para conpleta toda a tela da tv.
    tenho o conversor a um mes mão uso por este problema minha esposa acha que conpre com problema. obrigado por vc mim ajudar. gilberto.

  40. Em tempo:

    A gravação do sinal de alta definição da transmissão terrestre estará restrita a 1080i, e não 1080p (Full HD). Este último é, pelo menos neste momento, encontrável somente em mídias Blu-Ray.

  41. A gravação direta do receptor será possível com a implementação do chamado PVR (personal video recorder – http://en.wikipedia.org/wiki/Personal_video_recorder), e com a ligação de um disco rígido pela entrada USB do mesmo. Se em um futuro mais à frente as emissoras liberarem o sinal, isso não será problema, porém se o DRM for imposto, ninguém deverá conseguir gravar nada, mesmo com PVR implementado.

    Um gravador de DVD só poderá gravar a parte standard do conteúdo de imagem, já que as entradas de vídeo obedecem ao formato de 480i. Qualquer dos cabeamentos poderá ser usado, mas sinceramente eu nunca tentei e portanto não posso afiançar que funcione a contento.

  42. Olá, Eduardo!

    Aparentemente, nós ainda estamos diante do crivo da grade de programação da televisão analógica, e as pessoas responsáveis por isso sem dar sinais de mudanças. Isto quer dizer, na prática, que dentro das emissoras ainda não caiu a ficha, de que a transmissão por meio digital abre perspectivas que elas não estão, pelo menos por enquanto, aproveitando!

    Enquanto isso durar, muita gente vai fazer como você: optar por assinatura, porque, se de um lado você paga um preço injusto e não tem HDTV, por outro você consegue multiplicidade de programação.

    Eu entendo que não basta que as emissoras entrem em HDTV, é preciso mostrar sinais de revitalização da programação também.

    Na verdade, a DTV premia a quem compra LCD ou plasma, pela qualidade da imagem, mas falta às emissoras definir melhor, neste aspecto, para que tipo de público-alvo elas querem se dirigir, na hora de montar os programas.

  43. Paulo Roberto Elias,
    Gostei do seu artigo e me dei conta que tomei uma decisão acertada. Por enquanto não irei aderir a dtv, pois aparentemente não se tem a qualidade necessária para me satisfazer. Infelizmente, por achar um absurdo os preços praticados hoje em belo horizonte, coloquei sky pré-pago em casa. Espero dentro de algum tempo, mas nao no prazo estipulado pelo governo, aderir a dtv em casa. é bom colocar esses artigos e que eles sejam divulgados, pois muita gente compra tv de lcd e plasma, pensando que irao ter uma imagem expetacular, quando na verdade…

  44. A propósito do comentário do leitor Valmir, eu me dei conta que existe uma falha de exposição no meu texto, no que se refere ao ajuste do formato de tela:

    O conversor pode ter (e no meu caso, pelo menos, tem) ajuste separado para tela 16:9 e 4:3 (HD e SD, respectivamente).

    Eu estiquei um cabo de vídeo para uma entrada de vídeo composto na TV, para verificar isso, e posso confirmar que os ajustes são separados, e com efeitos diversos sobre o que é transmitido.

    Fica subentendido que as saídas de S-video e vídeo composto são SD (standard definition) e as vídeo componente e HDMI são HD (high definition).

    Os ajustes encontrados no meu receptor são:

    HD (16:9): pan & scan, pillar box, full screen e panoramic;
    SD (4:3): 4:3, 16:9 e pan & scan.

    Peço desculpas aos leitores pela falha. O que fica valendo no texto se refere a sinal HD e SD em telas 16:9 exclusivamente. Obrigado pela compreensão.

  45. Valmir,

    Que tipo de tela e que tipo de conexão você está usando?

    Eu aqui montei o sistema com vídeo componente, para uma tela 16:9. No meu conversor, a opção tela cheia fez exatamente o oposto, enquanto que pillar box não.

    Conceitualmente, este último ajuste estará correto, por se tratar de uma imagem 4:3, transmitida e exibida em 16:9, sem correção na fonte transmissora. Todas as outras emissoras estão fazendo esta correção, exceto o canal da Ideal, percebe?

    De qualquer forma, estes conceitos de tela cheia, letterbox, etc., são, por natureza, confusos mesmo, e remontam à mudança de formato de tela, de 4:3 para 16:9, no fim da era laserdisc e início da era do DVD.

    Usou-se muito o termo tela cheia, para imagens 4:3, em tela 4:3. A transposição deste conceito para telas 16:9 não pode ser feita de forma literal. Se eu colocar uma imagem 4:3 numa tela 16:9 no modo tela cheia ela não teria necessariamente que ficar esticada horizontalmente?

    Por isso, uma imagem 4:3 numa tela 16:9 tem que ser necessariamente no formato pillar box, com as tradicionais barras pretas laterais.

    Note que o mesmo se aplica para imagens em 1.66:1, em transcrição anamórfica, exibida em 16:9. Muitas vezes o usuário não vê este tipo de barra lateral, por causa do overscanning (a imagem vaza para todos os lados) das telas.

    Por outro lado, os manuais dos conversores também não ajudam muito. No do meu, nenhuma das mudanças de formato de tela é explicada de maneira a que a gente saiba que tipo de mudança irá ser processada, para cada tipo de tela!

  46. A transmissão da tv ideal está sendo feita em 16×9, como aparece na pré-visualização sintonia manual, e a opção tela cheia no conversor é a que permite um ajuste sem distorções na imagem e melhor do que o pilar box.

  47. Um dia teremos uma tv digital sem problemas e que esteja ao alcance do poder aquisitivo da população? Nos países ricos de 1º mundo(EX.:JAPÃO)isso é realidade,mas no Brasil ,só há promessas mirabolantes!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *