Algumas palavras sobre tecnologia de displays

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Vídeo mostra os aspectos básicos do ajuste de telas na TV e explica cada um deles  um deles – ajustes que qualquer pessoa pode fazer em casa.

 

Este é o tipo de assunto que se renova periodicamente, tal qual os componentes usados nas montagens de computador o fizeram ao longo das décadas.

Existia uma anedota na antiga revista Mad, que contava a estória de um dono de uma revenda de computadores já montados. Ele diz ao funcionário da logística: “Manda o computador por avião, porque senão quando ele chegar lá já estará obsoleto” …

Pois então, as telas dos televisores e os novos modelos de projetores de tiro curto fazem da escolha de TVs ou projetores algo às vezes até confuso, porque nem todo mundo se sente obrigado a entender e/ou seguir os avanços da tecnologia.

Mais importante ainda é a gente notar que a eletrônica dos televisores evoluiu de tal forma que a grande maioria das telas oferecidas à venda tem uma qualidade de reprodução suficiente para aqueles consumidores que não se detém em especificações de desempenho.

Longe agora estão os transtornos que nos afligiram durante décadas, nos obrigando a instalar antenas de boa qualidade nos telhados, e dependendo do local, com recepção cheia de percalços. Com a chegada das transmissões coloridas na década de 1970 os fabricantes de TV incluíam um controle inibidor de cor, para ser usado naquelas regiões onde a recepção de sinal era deficiente.

Anos se passaram onde o usuário com maior poder aquisitivo se aventurava na compra, instalação e manutenção de uma TV importada, principalmente os modelos de retroprojeção, que custaram a ser fabricados no Brasil, e quando o foram este tipo de TV já andava próxima da sua retirada do mercado.

O vídeo a seguir é relativamente curto e não cobre nada disso, e sim os aspectos básicos do ajuste de telas, desses que qualquer um pode fazer em casa, mas explicando o porque de cada um deles:

 

 

Se vai ser útil a quem assistir, só o tempo e a receptividade do assunto dirão. Como sempre, eu preferi narrar o assunto sem script, e por isso erros de qualquer tipo não foram corrigidos. Eu espero que quem assiste entenda que se trata de uma forma de tratar um assunto complexo com mais naturalidade. Outrolado_

 

. . . .

 

O uso de displays nos computadores pessoais

 

Por que as TVs de plasma não deram certo

 

 

A tecnologia de tela de TV com MicroLEDs

Paulo Roberto Elias é professor e pesquisador em ciências da saúde, Mestre em Ciência (M.Sc.) pelo Departamento de Bioquímica, do Instituto de Química da UFRJ, e Ph.D. em Bioquímica, pela Cardiff University, no Reino Unido.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *