Nova atualização do decodificador Claro-Net

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Apareceu na tela do decodificador Claro-Net 4K uma segunda atualização a ser feita manualmente pelo usuário final. Ela traz várias modificações em vídeo, como o recurso HDR, e áudio. Ainda não há suporte disponível para essas modificações.

 

Há cerca de uns dois anos eu fiz um apanhado geral do decodificador 4K da Net, agora Claro-Net.

Meses atrás, foi pedido ao usuário final para que fizesse uma atualização do software interno deste decodificador manualmente. O procedimento em si era simples:

1 – Desligar o decodificador e retirá-lo da tomada.

2 – Religar o decodificador apertando simultaneamente o botão de Ligar/Desligar do aparelho.

3 – Manter este botão pressionado até aparecer a indicação de Download no display, após o que deve-se liberar o botão e aguardar, já que o resto ocorre automaticamente.

Este mesmo procedimento foi solicitado no dia 20/01 próximo passado. Eu fui alertado sobre isso assim que liguei o decodificador. Mas, desta vez, as mudanças de interface e de recursos foram muito mais amplas!

Logo que a atualização terminou, a tela da TV entrou em modo HDR e o som default passou a ser Dolby, o que me provocou ir imediatamente para as configurações do decodificador verificar que mudanças eram essas. Aproveitei depois para fotografar algumas dessas telas, à guisa de ilustração do que estava acontecendo.

Primeiro, a tela de configuração mudou, com a inclusão de novos ajustes, entre eles, o do HDR, como seria de se esperar:

 

Entrando nos ajustes do HDR, as opções são as mostradas na imagem:

 

O ajuste padrão (default) estava em Habilitado, motivo pelo qual a TV havia entrado em modo HDR. Este ajuste está totalmente errado, porque imagens sem tratamento HDR tendem a distorcer cor e contraste. Então, neste caso o ajuste é “Pass Through”, porque somente os vídeos com HDR irão ser reproduzidos como tal.

Não há menção a Dolby Vision ou HLG HDR, provavelmente por problemas de licenciamento. Notem que antes dessa atualização ser feita, o conteúdo Netflix com Dolby Vision era transmitido com HDR 10.

No que tange ao áudio, o ajuste default “Dolby” também explicou porque a TV entrou neste modo de reprodução. Mas, vejam que a opção “Dolby Digital Plus” sumiu, e com isso a possibilidade de se transmitir Dolby Atmos foi, teoricamente, para o espaço!

 

Depois de alguns testes com o ajuste de volume, eu achei por bem mudar também para o ajuste “Passthrough”. Vários canais da grade normal e do serviço do Now transmitem som com Dolby Digital, e tal formato é agora mostrado nos programas da grade:

 

Uma coisa que me achou a atenção foi o ajuste automático do volume: para programas com Dolby o volume fica no máximo e sem variação de amplitude, e para os canais sem Dolby (no caso, PCM) ocorre a liberação do volume para ajuste em qualquer nível. Até então, o ajuste para saída PCM era o único que permitia ajustar o volume de ambos os sinais. Desta vez, ficou melhor, porque o volume pode ser fixado mais facilmente no mesmo nível e controlado pelo remoto da TV.

No meu caso especificamente, o ajuste do áudio em Passthrough tem a vantagem implícita que se amanhã ou depois formato de áudio for mudado na fonte de sinal, a TV se encarregará de se ajustar automaticamente para esta mudança.

Ausência de suporte

É uma situação triste (e notem que eu já vi este tipo de queixa vinda de pessoas conhecidas que moram em outros países), a gente tentar recorrer ao suporte e não conseguir ajuda.

Logo que eu vi a introdução do HDR e quis saber detalhes para a configuração do ajuste, eu liguei para a Claro-Net, e depois de umas trinta mensagens daquelas de encher o saco, fui atendido por uma moça para a qual eu descrevi o que eu queria saber sobre o ajuste do HDR.

Depois eu percebi que a moça não estava acompanhando o que eu estava dizendo, e aí eu parei de falar, quando então ela me fala que “não posso lhe dar ajuda, porque eu nem sei o que é HDR”.

Então, diante daquela declaração, eu perguntei se ela podia me colocar em contato com alguém da área técnica, e ela não só respondeu que não como sugeriu que eu pagasse o técnico da Net para ir na minha casa esclarecer tudo. Neste ponto, eu agradeci, me despedi e desliguei.

Sorte dela que eu passei mais de trinta anos no trabalho de magistério fazendo de tudo para encorajar os meus alunos a enfrentar todas as dificuldades no processo de aprendizado de alguma informação nova, e neste caso eu jamais iria mandar a tal moça se educar. Na realidade, eu perguntei se ela tinha um supervisor, ela disse que sim, e eu então sugeri que ela pedisse a ele para treina-la na nova plataforma dos decodificadores 4K, ou então colocar alguém que conhecesse ao assunto à disposição do usuário, porque ele ou ela pagam pelo serviço e eles da Claro têm a obrigação de atender a quem precisa!

Este assunto HDR já foi publicado por mim desde a época do Webinsider, e os textos estão lá para quem quiser se informar. Mas, eu sei, por experiência de vida, que normalmente a grande maioria das pessoas não gosta ou não quer se envolver com tecnologia.

Eu sempre parto do princípio que o aprendizado de qualquer assunto só será assimilado quando quem quer aprender tem o tempo necessário, e este tempo varia de indivíduo para indivíduo!

Por outro lado, eu acho um absurdo uma empresa do porte da Claro não ter ninguém para dar treinamento a essas pessoas que ficam na linha de frente com o consumidor e as suas prováveis dúvidas ou reclamações.

Além disso, lançar um novo produto sem apoio ao usuário ou sem avisar a ninguém também está, a meu ver, igualmente errado.

As mudanças atuais são positivas e correm atrás do prejuízo tecnológico, porque dezenas de aparelhos hoje em dia já fornecem sinal por streaming ou outro tipo de mídia com HDR, inclusive Dolby Vision.

Mas, embora esta possibilidade agora exista, caberá à Claro dizer em algum momento se os novos recursos estão lá para a evolução da plataforma ou se a gente vai ficar esperando sentado por alguma coisa diferente!  Outrolado_

 

……..

 

Decodificador 4k da Net Claro com Netflix

Paulo Roberto Elias é professor e pesquisador em ciências da saúde, Mestre em Ciência (M.Sc.) pelo Departamento de Bioquímica, do Instituto de Química da UFRJ, e Ph.D. em Bioquímica, pela Cardiff University, no Reino Unido.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

0 resposta

  1. Gostei da transmissão 4k do SporTV muita qualidade, assisti com hdr desativado prefiro assistir futebol em sdr 4k acho hdr disnecessario pra jogos de futebol!

  2. Tenho uma TV 4K porém sempre que coloco em 2160p com HDR desligado as imagens ficam extremamente opacas, já quando deixo 1080p com as mesmas configurações as cores ficam mais vivas. Saberia me dizer como resolver isso?

    1. Oi, Lucas, estou respondendo a ambos os comentários deixados por você. O HDR não dever ser forçado em uma imagem SDR, sob pena de deixá-la adulterada. No seu caso, a opção HDR desligado estaria correta, mas o ajuste não deveria deixar a imagem 2160p fosca ou lavada, porque HDR independe da resolução.

      Eu uso o ajuste HDR na opção “Pass Through”, que só habilita HDR caso a transmissão tenha este tipo de imagem. Eu testei no Netflix deles e funciona com HDR 10. Tente usar esta opção e observe o resultado com a imagem em 2160p. Não posso garantir que funcione, porque eu não conseguiria simular o seu problema.

      1. Testei a imagem com o canal 444 que será utilizado para a transmissão em 4K da Copa do Mundo, lá o HDR ser ativa e a imagem fica perfeita.
        O problema está quando coloco em canais que exibem em Full HD, neles o HDR se desabilita e as cores ficam extremamente fracas

        1. Oi, Lucas, eu posso estar escrevendo sobre algo que você já sabe, mas enfim, vamos lá: se você usa um display 4K é de se esperar que a imagem 1080p (“Full HD”) tenha qualidade inferior nos quesitos cor e contraste. No seu lugar, eu ajustaria a tela da TV pela imagem SDR, antes da imagem HDR, lembrando que esses ajustes são muito diferentes e variam entre modelos de display, monitor ou TV. Eu já fiz isso, quando recebi o decodificador 4K da Net-Claro pela primeira vez, e posso te garantir que se dá sempre um jeito. Veja que é preciso paciência, porque a imagem nativa do sistema deles deixa muito a desejar, dada a multiplicidade (desnecessária) de canais, cujo sinal de origem varia tremendamente em qualidade. Na minha TV, os canais HBO foram os que mais exibiram problemas. Quando o aplicativo deles foi lançado, o contraste de qualidade ficou bastante visível, mas pelo menos me deu uma ideia de como a imagem HBO da Net deveria ficar.

          Eu vi ontem o canal 443, com imagens 4K e HDR, de jogos antigos. O canal 444 estava indisponível, por razões técnicas, provavelmente por erro de rede. Bem, já se foi a época em que eu ansiava ver a Copa do Mundo, mas o futebol como um todo virou um balcão de negócios, e isso me desestimula a torcer como antigamente!

            Atualização (17/11/2022):

          Hoje o canal 444, que estava fora do ar, entrou com HDR e Dolby Atmos. Parece que ainda vai ter que se esperar para se poder saber qual é o formato de transmissão em definitivo.

      2. Olá,

        Tenho uma Samsung Q6FN (QLED 2018).

        Assisti o primeiro jogo da copa no canal 444 hoje, em 4K, com o HDR no passthrough.

        Para mim, as cores não estavam em HDR. Houve distorção nas cores do jogo. Ficou tudo muito estranho.

        Aliás, as cores só melhoraram desabilitando o UHD Color direto do gerenciador da minha TV.

        1. Eu também assisti à abertura e parte do primeiro, aliás, muito fraco, jogo da copa. Na minha TV a imagem de campo estava excelente, mas a do pessoal do SporTV nem tanto, parecendo a de uma câmera HD com upscaling para 4K.

          O tratamento com HDR me pareceu de bom nível. Sobre a distorção observada, eu só posso dizer o seguinte: a imagem HDR (HDR10 ou Dolby Vision) carece de ajuste independente da imagem SDR. Nesse caso, eu sugiro que pode-se aproveitar a imagem dos jogos para acertar o balanço de cores e contraste com o HDR no ar.

          1. Exatamente 4k somente transmissão que é gerada pela Fifa referente às imagens do SporTV do pra jogo apenas HD!

          2. Oi, Geovane,

            Novamente, eu te agradeço a participação nos comentários, que me foram muito úteis.

            A propósito desta copa: ontem, eu resolvi ver o jogo do País de Gales (eu morei lá) versus USA, mas só de curiosidade, porque eu queria ver como andam os dois times. No SporTV 4K tinha uma narradora que me impressionou pela chatice. O nível de comentários desta moça começou a ficar insuportável, pelo monte de sandices que ele falou sobre assuntos que nada tinham a haver com o jogo, e chegou um momento em que eu diminuí o som, porque é nessas horas que é preferível assistir ao jogo sem som!

            Narradores de jogos de futebol na TV teimam em descrever o que você está vendo, ou seja, confundem TV com rádio!

            Eu estava em Cardiff na década de 1990, quando a seleção brasileira foi lá para jogar com o time deles por volta de fins de 93, se não me engano, próximo de outra copa, e perdeu de 1 a 0, para delírio dos torcedores. Um colega da UWCC fez questão de me dar um ingresso e me convidar para ver o jogo no belo estádio que eles tem lá. Depois do jogo, nós fomos ao Pub (tradição britânica) e lá os amigos dele vieram comentar comigo sobre a derrota. E quando eu disse que aquele jogo não representava nada, que eles esperassem a copa seguinte (1994), para ver outro time. Aí eu notei que a turma ficou meio sem graça, porque eu sempre fui muito bem tratado lá. Talvez eles achassem que eu fiquei constrangido com aquela derrota.

            Eu não sou vidente, mas acompanho futebol desde menino, e joguei bola até os meus 17 anos sem parar, em tudo quanto é tipo de campo. Cansei de ver a seleção brasileira sair daqui desacreditada e depois chegar na copa e ganhar o título. Não deu outra, pena que eu não estava mais lá para a ver a cara daqueles amigos do meu colega. Não que eu quisesse provar o meu ponto de vista, mas seria para dizer a ele que eu já tinha visto aquele filme antes!

            Uma coisa que eu aprendi em Gales foi que o Galês odeia os ingleses. Quando o Brasil jogou com a Inglaterra e ganhou, a vitória foi muito comemorada, acredite se quiser!

            E a seleção de agora? Para mim, é uma incógnita. Olhando de longe, eu noto que alguns daqueles supostos craques têm um ego enorme. Se deixarem a vaidade tomar conta, o fracasso estará próximo. Nós temos jogadores para dar e vender, alguns times lá de fora são bons, sim, mas, sinceramente, não são nenhum assombro!

  3. Não vai ser cobrado nenhum adicional, segundo a nota que eu li porque claro tv + já e o pacote mas top da claro sendo assim fica como um canal cortesia até porque a falta de canais 4k ja e grande, cobrar adicional seria dar um tiro no pé globo play também transmitirá em 4k pra quem e assinante!

      1. Pra quem gosta de festival o lollapalooza começa hoje apartir das 14:00 horas com transmissão em 4k no Multishow canal 444!

  4. Copa do mundo claro tv + e Sky fecha parceria com SporTV e transmitirá copa em 4k pra quem tem receptor compatível, pacotes da claro preço um pouco mais barato já Sky pacotes bem alto.

  5. Olá, tenho uma tv Philco e não consigo ativar o modo de som Dolby, simplesmente não funciona! Pode me ajudar ? Já tentei vários jeitos e estava funcionando dias atrás.

    1. Oi, Vitória,

      Eu não conheço as TVs da Philco, e você também, me perdoe, sequer citou o modelo em uso. Se você me permitir, eu posso te sugerir um contado com o suo=porte técnico da empresa? Se o Dolby Atmos estava ativo e parou de funcionar é possível que o firmware da TV esteja corrompido ou foi mudado para uma versão com bugs. Por isso, no contado com a Philco você deveria mencionar isso ao suporte, para que eles possam ter uma pista do que está havendo.

      Se for o caso de se reparar um firmware com problema, eu tenho certeza de que eles terão que tomar partido disso, e mandar alguém na sua casa.

      1. Então as TVs da Philco tem dolby áudio com boa qualidade, mas e diferente de dolby atmos que é outro formato de áudio esses formatos não precisam ser ativados basta que o conteúdo seja em dolby a tv já identifica!

        1. As TVs têm capacidade de ler os metadados do áudio que ela reproduz e desta maneira identificar que tipo de codec é e se ela aceita ou não. Por exemplo, se você pegar um drive USB com vários arquivos de codecs diferentes e tentar tocar na TV o aparelho pode informar que o formato é incompatível, ou então acusar o formato de áudio correto e reproduzi-lo.

          1. Tenho uma TV 4K porém sempre quando coloco a resolução em 2160p com HDR desligado as cores ficam extremamente fracas, sendo que com as mesmas configurações em 1080p tudo fica mais vivido, teria alguma ideia de como resolver

  6. Pra quem curte Rock in Rio será disponibilizado o canal 4k na claro tv a partir do dia 2 de setembro canal multishow número 444 pra quem tem o receptor 4k!

    1. Oi, Giovane,

      Obrigado pela informação, creio que será útil para muita gente. Confesso que não tinha visto o anúncio, talvez porque não preste muita atenção a eles.

      Mas vou aproveitar para informar também que no meu último acesso ao Netflix (canal 780), em um dia que eu estava sem Internet, eu consegui imagem HDR 10 de boa qualidade. Isto pode significar que a Claro-Net tem capacidade para transmitir HDR, seja de onde estiver disponível.

      1. Sim e ótimo o acesso a Netflix sem precisar de internet, não sei se muda de região pra região aqui na minha região e pelo canal 680!

        1. Sim, é esse canal 680 mesmo. Vale a pena quando a Internet sai fora do ar. A minha operadora sempre me dá um ótimo sinal, mas houve uma manutenção enorme algum tempo atrás e eu então recorri ao canal 680.

    2. Oi, Giovane,

      Eu pude ver ontem a transmissão do Rock in Rio pelo canal 444, como você já tinha informado. A imagem em 4K e com HDR10 estava muito boa, o som nem tanto. A transmissão começou lá 14:30, e varou pelo dia inteiro. Eu não sou fã da música que eles apresentam nesses shows pirotécnicos, e por isso parei de ver pouco tempo depois.

      Agora, se a Claro-Net tem possibilidade de transmitir neste formato (ela já o fazia com a Netflix (canal 680), por que não nos demais canais?

      1. Sim também acompanhei um pouco a transmissão 4k, não sou muito fã de rock também gostei da imagem creio que por mas que não seja a primeira transmissão do multishow em 4k acho que ainda estão em fase de teste nesse formato, acho que a imagem 4k ainda dá pra melhorar!

        1. Giovane, É possível sim que será preciso aprimorar a técnica de uso das câmeras 4K, mas não tem nenhum mistério nisso, uma situação muito diferente quando a TV Globo começou a gravar em HD, meses antes da HDTV começar a ser transmitida oficialmente. E vou mais além, hoje em dia qualquer celular de bom nível grava em 4K, portanto o formato está espalhado por aí, ao alcance de qualquer um.

          A escolha pelo HDR10 é óbvia: o formato não tem custo de direitos autorais e funciona muito bem.

  7. Paulo, boa noite.
    Quando você fez esta atualização foram perdidos os filmes que estavam gravados?
    Eu fiquei com medo de perder os filmes na atualização, por isso acabei não fazendo.
    Aguardo
    Obrigado

    1. Oi. Helio,

      Já faz muito tempo em que a última atualização foi feita, e por isso eu honestamente não me recordo ter perdido as gravações. Em princípio, a atualização não deveria apagar nenhuma delas, porque o registro das mesmas eu entendo nunca vai ser feito no seu aparelho, mas sim na sua conta de serviço. A gravação, neste caso, é mantida no servidor da operadora onde a conta está e não na memória do equipamento. Mas, no seu lugar, porque você não liga para a Claro-Net e pergunta? É bem provável que nada seja afetado em termos de gravações.

      Independente disso, eu sempre tive por hábito, quando perguntado sobre atualizações, dizer ao meu interlocutor nunca deixar de fazê-la, porque, junto com ela, são feitas correções importantes de software e, em alguns casos, como as dos sistemas operacionais, por exemplo, no aumento da segurança do usuário.

    2. Olá. Ótimo conteúdo e informações. Tenho algumas dúvidas. Na opção formato de exibição tem duas opções, esticado e pilhar bar. Poderia me orientar qual deixar? Uso mais para filmes, séries e esportes. Em relação ao HDR tenho outra dúvida, a minha TV também é uma Oled, modelo CX. Reparei que ao colocar em pass through a imagem ganha em cores mas o preto fica mais cinza podemos assim dizer. Até mesmo na hora de alterar dá pra perceber isso na tela preta de fundo. E o que achei estranho é que ao deixar em habilitado o HDR da TV Oled reconhece e “ativa” mas se colocar pass through o símbolo do Hdr não aparece como se não reconhecesse. Como você tem Oled lg acho que sabe o que é.

      1. Oi, Thiago,

        A formatação da imagem correta é pillarbar, termo este que substitui o conhecido letterbox, com barras pretas ao redor do fotograma que não preenche toda a tela 16:9. Se você ajustar em esticado a tela toda será preenchida, porém com adulteração (corte) na imagem nativa. Eu conheci gente que se incomodava com as barras pretas, mas a razão era que elas se achavam “roubadas” na exibição. O cinéfilo ou mesmo quem gosta de cinema ocasionalmente e quer assistir como ele foi rodado, irá preferir a tela integral do fotograma junto com as barras. Aliás, a tela em 16:9 foi adotada porque ele contempla todos os fotogramas de cinema.

        Sobre HDR: o ajuste está lá, mas até agora eu não vi nada que justificasse a presença dele neste decodificador. O ajuste “passthrough”, em princípio, seria o correto, partindo do princípio de que a imagem HDR seria transmitida de acordo com a fonte de sinal e automaticamente reconhecida pela TV. Se colocado em “habilitado” isto forçará a TV a trabalhar em modo HDR com qualquer tipo de imagem, como você já verificou, mas existe uma grande chance de que o mapeamento colorimétrico irá ficar incorreto, portanto eu não acho aconselhável fazer isso.

        A minha sugestão é manter o ajuste em “passthrough” e, ao mesmo tempo, calibrar a imagem nos quesitos que afetam o contraste, como, por exemplo, o ajuste de gama. Normalmente, este ajuste é mantido em 2.2, mas, se for necessário, pode passar para 2.4. Faça você mesmo um ajuste por vez, até achar o que melhor te dá resultado.

        1. Assinei claro tv +4k desabilitei o hdr pra mim não fica bom com canais hd, Rock in Rio deve ter transmissão em 4k como em 2019 estou no aguardo da copa!

          1. Oi,Giovane, a meu juízo pode deixar o HDR desabilitado, porque, por enquanto eles não estão transmitindo nada neste formato. E se você deixar habilitado irá distorcer as imagens nativas dos programas.

  8. Essa atualização também retirou, ao que parece, a possibilidade de o visor do decodificador iluminar menos quando está desligado. Ou é isso ou eu é que não consegui diminuir a luminosidade…

      1. Olá. Nos meus aparelhos 4K da Claro tinha deixado Pass Through mas a partir de hoje parou de sair áudio em determinados canais, a maioria canais da globo como sportv, globo news, globo normal. São três opções PCM, Dolly e Pass Through. Sempre usei Pass Through mas estou usando agora PCM pois se deixar Dolby ou Pass Through não sai áudio. Saberia nos dizer o que está acontecendo? Pois aconteceu do nada, até hoje funcionava normalmente no modo Pass Through todos os canais.

        1. Olá, Thiago,

          A opção Passthrough implica que o sinal de origem vai direto para a TV sem decodificação prévia, ou seja, o sinal da fonte passa direto para ser interpretado e decodificado no destino. Isto levantaria a suspeita de que a TV não seria capaz de decodificar o sinal de fonte. Mas, como a saída antes disso funcionava corretamente, é mais provável ter sido algum erro de firmware no decodificador.

          Veja que a Claro-Net atualiza firmware no background, fora dos horários em que o usuário esteja assistindo alguma coisa. Agora mesmo, quando fui testar se no meu decodificador o mesmo problema estava presente, eu achei ajustes para comandos de voz (Claro e Alexa), que eu nunca tinha observado antes. Eu tenho certeza de que no meu receptor estes ajustem não existiam, pelo menos eu nunca os vi.

          Outra coisa que acaba confundindo o usuário é que o sinal da assinatura passa por distribuição em diferentes regiões e pode acontecer que uma delas não esteja de acordo com os ajustes anteriores. No seu lugar, eu solicitaria suporte técnico e explicaria o que está havendo no seu aparelho. É bem provável que somente a ida de um técnico iria tentar achar a causa do seu problema.

          1. Ola Paulo Roberto,

            Primeiramente, meu parabéns pelo conteúdo e informações! Muito claras e didáticas e concordo 100% com o ponto de que é impossível ter uma conversa técnica desse nível com qualquer suporte técnico de qq operadora.

            1) Tenho um receiver ONKYO e fazia a seguinte ligação: NET –> Onkyo –> TV.
            Quando coloco na opção “Passthrough” ou “Dolby”, o receiver não reproduz som, apenas quando coloco em PCM (mesmo duvida do colega acima).

            2) Agora quando faço a seguinte ligação: NET –> TV –> Onkyo, as funções “Passthrough”, “Dolby” e “PCM” funcionam perfeitamente.

            O que concluo é que a única saída de audio PCM da NET decodificada é a PCM e é a que o receiver consegue reproduzir. As demais (“Passthrough” e “Dolby”) precisam ser decodificadas (a TV consegue decodificar, mas o receiver não e por essa razão não reproduz o som)

            Dado o exposto acima, tenho apenas 2 duvidas:

            1) Meu raciocínio está correto?
            2) Qual opção deveria ter a melhor qualidade de som (PCM, Dolby ou Passthrough)?

            Abraços.

          2. Oi, Alex, eu vou tenta responder:

            A sua conexão inicial (NET –> Onkyo –> TV.) evidencia que a saída HDMI do decodificador transmite somente sinal PCM, ou seja, previamente descodificado do sinal Dolby Digital dos canais.

            A segunda conexão (NET –> TV –> Onkyo) diz que a TV recebe o sinal da fonte e os decodifica, em qualquer das opções de saída do decodificador. Resta saber que sinal está chegando no receiver, e isso acho que você poderia ver se existe nele uma opção de identificação do sinal de entrada, tipo tecla INFO do remoto.

            Você não informa como a TV está ligada ao receiver, mas eu imagino que seja por saída ótica. Este tipo de saída deixa passar Dolby Digital ou DTS, ambos 5.1, quando for o caso. Por outro lado, a TV pode não ter, e provavelmente não tem, capacidade para mandar sinal previamente decodificado pelo receptor da Net. Seria mais provável estar passando PCM. Mas, somente testando é que se pode ter certeza.

            Sobre o melhor sinal, eu entendo que ele deve ser escolhido de acordo com a capacidade do aparelho que recebe este sinal. A maioria das TVs aceita Dolby Digital e/ou Stereo, então a melhor saída é a saída Dolby. Eu acho que você sabe que a opção “Passthrough” implica em entregar o sinal da fonte sem decodificação. Desta forma, se a TV aceita Dolby, tanto faz escolher Dolby ou Passthrough.

            Apenas uma observação: na minha instalação, somente a saída em PCM é a que permite ajustar o volume de som na saída do decodificador, e eu entendo isso como um bug no firmaware que nunca foi corrigido. O que eu faço é deixar a saída em Dolby, colocar o volume no máximo e controlar o som pela TV.

            Espero ter ajudado.

  9. Por mais que a Claro atualize, vai depender das produtoras liberarem conteúdo em qualidade melhor.

    Eu passei o ano passado como assinante da TV a Cabo da Claro e no final terminei cancelando.

    Um dos motivos de ter assinado era a esperança de assistir aos jogos Olímpicos em 4K (como vinha sendo o costume dos canais Globo nos últimos anos), mas durante todo esse período não teve nenhuma transmissão nessa tecnologia.

    Fora isso, eram muitos canais com uma qualidade muito ruim de imagem e áudio, as próprias premiações que eu gosto de acompanhar, nunca tinham áudio 5.1 aqui pro Brazil, imagem normalmente muito comprimida, etc…

    Terminou fazendo mais sentido pra mim cancelar o serviço da claro e assinar serviços de streaming eventualmente quando fosse ter algum evento específico que eu queira já que não faria tanta diferença em termos de qualidade e recursos.

    Os canais SporTV (a maioria dos canais Globo na verdade), que mesmo entregando o áudio no codec Dolby 5.1, nunca transmite nenhuma partida nesse formato, durante as olimpíadas tínhamos mais recursos na TV aberta que na fechada. HBO com imagem lavada, sem definição e áudio com muito compressão dinâmica. Esses são alguns exemplos de como a TV por assinatura está sucateada.

    Caso os streamings consigam alcançar a mesma qualidade do VOD no linear será um ganho muito grande pra pessoas que como eu buscam uma superioridade na qualidade das transmissões e ficam dependendo desses serviços meia boca.

    1. Oi, Hélio,

      O seu comentário sintetizou muito bem a maioria das minhas observações sobre este decodificador. Eu aproveito para endossar esta coisa de tecnologia de fachada que você tão bem descreve, e a respeito da imagem desbotada dos canais HBO eu consegui amenizar este problema fazendo uma regulagem fina na tela da TV. Eu uso uma TV OLED, com a qual é possível fazer este tipo de ajuste, porém não é receita de bolo, cada usuário vai ter que procurar uma solução nos recursos de tela da sua TV e torcer para achar uma forma de contornar isso.

  10. Por mais que a Claro atualize, vai depender das produtoras liberarem conteúdo em qualidade melhor.

    Eu passei o ano passado como assinante da TV a Cabo da Claro e no final terminei cancelando.

    Um dos motivos de ter assinado era a esperança de assistir aos jogos Olímpicos em 4K (como vinha sendo o costume dos canais Globo nos últimos anos), mas durante todo esse período não teve nenhuma transmissão nessa tecnologia.

    Fora isso, eram muitos canais com uma qualidade muito ruim de imagem e áudio, as próprias premiações que eu gosto de acompanhar, nunca tinham áudio 5.1 aqui pro Brazil, imagem normalmente muito comprimida, etc…

    Terminou fazendo mais sentido pra mim cancelar o serviço da claro e assinar serviços de streaming eventualmente quando fosse ter algum evento específico que eu queira já que não faria tanta diferença em termos de qualidade e recursos.

    Os canais SporTV (a maioria dos canais Globo na verdade), que mesmo entregando o áudio no codec Dolby 5.1, nunca transmite nenhuma partida nesse formato, durante as olimpíadas tínhamos mais recursos na TV aberta que na fechada. HBO com imagem lavada, sem definição e áudio com muito compressão dinâmica. Esses são alguns exemplos de como a TV por assinatura está sucateada.

    Caso os streamings consigam alcançar a mesma qualidade do VOD no linear será um ganho muito grande pra pessoas que como eu buscam uma superioridade na qualidade das transmissões e ficam dependendo desses serviços meia boca.

    1. Oi, Hélio,

      O seu comentário sintetizou muito bem a maioria das minhas observações sobre este decodificador. Eu aproveito para endossar esta coisa de tecnologia de fachada que você tão bem descreve, e a respeito da imagem desbotada dos canais HBO eu consegui amenizar este problema fazendo uma regulagem fina na tela da TV. Eu uso uma TV OLED, com a qual é possível fazer este tipo de ajuste, porém não é receita de bolo, cada usuário vai ter que procurar uma solução nos recursos de tela da sua TV e torcer para achar uma forma de contornar isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *