Ninguém vai te ajudar a ter dias melhores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Ninguém vai te ajudar a melhorar a sua vida

Não fique esperando a ajuda de ninguém, pois você não precisa. Melhorar a sua vida depende basicamente de você. No entanto, ajude e incentive os outros.

 

Saudações, valente! O que você quer muito conquistar até o final do ano? (A minha lista deve ter uns vinte itens).

Eu desafio você a percorrer as redes sociais, qualquer uma, por trinta minutos e não encontrar postagens com pessoas pedindo algo. Pedindo “um dia de paz”, pedindo para “ter sucesso na carreira” “conseguir comprar um carro novo” “ganhar um aumento”.

Pedir por dias melhores é normal. Não é mole viver na nossa realidade, com os problemas do país e o futuro incerto. Todos queremos um pouco mais da vida. Isso faz parte.

Tenho um amigão de quem gosto muito, vou chamar ele aqui de Fábio. Fábio é um rapaz que vem de origem simples e tem um emprego que o paga mal. Ele e a esposa a muito custo construíram uma casinha no terreno dos pais dela. Os dois trabalham bastante, pegam ônibus, se estressam com o chefe. Você já consegue ter uma noção.

Eu gosto muito desse casal e realmente torço por eles, porque são muito gente boa. Outro dia eu encontrei o Fábio e perguntei do trabalho. “Horrível. Tem um chefe que me detesta, não me deixa fazer nada. Não tenho nem espaço para crescer lá dentro.” – me disse o Fábio meio tristonho.

“Você tem potencial para conseguir uma vaga melhor, Fábio. Quantos cursos você já fez esse ano?”

“Ah, nenhum. Não ando com condições de fazer cursos, nem tenho muito tempo livre.”

“Mas, Fábio, tem umas plataformas com cursos online, até a Lidero, não sai caro. Cursos curtos podem te ajudar no currículo para sair dessa empresa. Você vai poder trabalhar na área que você realmente quer.”

“Legal! Depois você me passa esses nomes que eu vou ver isso sim.”

“Tá bem. E como andam as séries? Viu alguma nova?”

“Rapaz! Assisti várias novas, e tem uma que você vai gostar muito, olha só…”

Mais intensidade nessa procura

No fim das contas, não sei se o Fábio foi atrás dos cursos, mas sei que ele continua cabisbaixo no emprego que detesta. Ver um cara super gente boa, cheio de sonhos, mas prisioneiro em uma situação que ele não gosta é de partir o coração. Isso me abriu os olhos para tanta gente cheia de vontade, gente boa que se concentra apenas em esperar algo bom. Como se fosse cair dos céus a vida que tanto buscam.

A Lei da Atração funciona e muito bem, mas você precisa fazer sua parte. Acreditar e ser good vibes é apenas metade do caminho.

A outra parte é fazer tudo aquilo que você sempre teve medo de fazer, se doar três vezes mais, trabalhar pelo seu sonho enquanto os outros dormem. Vai ser fácil?

Não, vai ser dez vezes mais difícil. E vai ter gente tóxica tentando atrapalhar o tempo todo.

E isso vai valer a pena?

Depende. Construir a vida que você sempre sonhou vale? Eu acredito que sim.

Eu mesmo aprendi a duras penas. E ainda estou no começo do caminho. No meu caso eu decidi enfrentar os medos, porque eu sei que quanto mais eu crescer, mais vou poder ajudar outras pessoas.

É justo?

Valente, eu tenho uma notícia boa e outra ruim para você.

A ruim: Ninguém vai te ajudar. Ninguém nessa vida tem a obrigação e nem o dever de te ajudar em nada. E pior: pouquíssima gente vai mover uma palha para ajudar você.

É justo? Não sei. Mas é assim que as pessoas funcionam. Cada um está no seu mundinho de resolver seus próprios problemas para ver se a vida melhora. Cada um cuidando do seu. Você também deve ser assim.

Agora a boa notícia: Você não precisa da ajuda de ninguém. Melhorar sua vida depende quase tudo de você e somente de você. Você não precisa da ajuda de ninguém.

Está difícil? Tente mais, estude mais, dê a volta.

Tem alguém pentelhando? Bloqueie a pessoa da sua vida. Ou mude de emprego, de casa, de cidade.

Você quer ganhar mais, viajar mais, ter mais tempo livre? Trace seu plano e trabalhe nele diariamente, ajude a sincronicidade a ajudar você.

Imagine que você tem dois amigos que precisam da sua carona para chegar no lugar para onde você vai. Você só pode levar um deles. O primeiro amigo está te esperando em casa, o que vai te obrigar a desviar da rota para buscar ele. O outro amigo já saiu de casa e vai te esperar no meio do caminho, na avenida principal.

Considerando que você só pode buscar um, para qual dos dois amigos você daria carona?

É mais ou menos assim que a Criação funciona. A prioridade é de quem tem certeza do que quer, está trabalhando para dar certo e também não é um babaca que prejudica os outros.

Você vai ver como fica mais fácil. A única coisa que te peço é que você seja diferente dos outros. Ajude quem você puder no seu caminho. Seja a pessoa disposta a incentivar. O mundo já tem críticos demais.

Espero te ver indo mais longe! Levante e vá!   Outrolado_

 

. . .

Rafael Honorato é empreendedor, escritor e incentivador nas áreas de tecnologia, educação e gestão. É fundador da Escola Lidero e cofundador da Revolutia.

Leia também:

 

Plano de negócios ágil para a empresa que tem pressa

 

O dia em que vi a minha caveira

 

 

Rafael Honorato é empreendedor, escritor e incentivador. Fundador da Escola Lidero, startup de educação dedicada ao ensino de competências e habilidades práticas, e cofundador da Revolutia, consultoria de gestão inteligente.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *