Videoblogues com comentários sobre assuntos deste site

Um novo projeto que eu comecei a desenvolver consiste no reaproveitamento e na criação de novos slides para montar slide shows com assuntos desta coluna, ilustrados com imagens e comentários.

 

Alguns anos atrás eu montei uma série de slides em PowerPoint, que foram usados em pequenas palestras sobre Home Theater e assuntos correlatos.

Estes slides ficaram guardados até agora, quando eu decidi reaproveita-los para um projeto novo, no qual os slides serviriam de base para videoblogues onde narro e faço comentários pessoais com o conhecimento e a experiência adquiridos por mim ao longo dos anos.

O objetivo principal é preservar informações que eu colhi no aprendizado desses assuntos, e compartilhar conhecimento com que precisar ou achar que é útil.

O projeto é bastante despretensioso e informal. Nenhum script foi escrito até agora, e portanto as narrativas estão recheadas de alguns pequenos erros, os quais eu espero que quem for assistir me perdoe!

Eu não quis editar em demasia nenhum desses vídeos, para que a conversa virtual ficasse o mais espontânea possível! E também criei uma expectativa que, se tudo der certo, os videoblogues possam servir de algum tipo de referência para quem quiser ter conhecimento ou aprender sobre o assunto narrado.

Eu quero também deixar claro que, mesmo acostumado com salas de aulas com mais de 90 alunos, ou com turmas de pós-graduação com alunos maduros e exigentes, eu ainda assim me senti muito intimidado de narrar vídeo na frente de um microfone!

Porque, prezados leitores, é diferente quando ao falar se vê os rostos de quem está assistindo e podendo observar imediatamente se as palavras tem ou não caixa de ressonância na cabeça das pessoas.

Além disso, a presença de um público-alvo sempre me deu a abstração necessária para potenciais correções de erro, e neste ponto eu achei os vídeos francamente imperdoáveis!

O primeiro desses videoblogues tem o título de “Algumas palavras sobre o início do home theater moderno”, onde eu tento explicar qual foi a origem do cinema em casa e como isso tudo mudou com a chegada do home vídeo:

 

 

O segundo vídeo fala sobre “Algumas palavras sobre o layout de caixas acústicas usadas em um home theater”:

 

 

Importante: quem quiser poderá baixar ou reproduzir esses vídeos direto do YouTube para uso em salas de aula ou como ilustração de palestras.

A minha experiência com videoblogues é nova e incipiente. A apresentação de ilustrações segue o princípio do antigo ditado que diz que “uma imagem vale mais do que mil palavras”.

A minha experiência anterior com ilustrações em sala de aula contava com a projeção de transparências por um retroprojetor. Este método de projeção ficou obsoleto, substituído por um projetor de vídeo e um computador rodando slides feitos em PowerPoint.

Mesmo assim, eu sempre tive cuidado de evitar o excesso de informações contidas nas imagens, e isso, eu entendo, se aplica também aos videoblogues, exceto que neste caso a pessoa que assiste pode dar pausa ou voltar atrás, para recuperar a informação que ficou perdida.

Eu pretendo continuar produzindo vídeos e compartilhar os links nos textos dessas colunas. Espero que tudo dê certo! Outrolado_

. . . .

 

Filmes em 16mm e o movimento cineclubista

A apresentação de filmes na forma de espetáculo

 

Cinema, a grande e a maior arte escapista do século 20

Paulo Roberto Elias é professor e pesquisador em ciências da saúde, Mestre em Ciência (M.Sc.) pelo Departamento de Bioquímica, do Instituto de Química da UFRJ, e Ph.D. em Bioquímica, pela Cardiff University, no Reino Unido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *