Videoblogues com comentários sobre assuntos deste site

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Um novo projeto que eu comecei a desenvolver consiste no reaproveitamento e na criação de novos slides para montar slide shows com assuntos desta coluna, ilustrados com imagens e comentários.

 

Alguns anos atrás eu montei uma série de slides em PowerPoint, que foram usados em pequenas palestras sobre Home Theater e assuntos correlatos.

Estes slides ficaram guardados até agora, quando eu decidi reaproveita-los para um projeto novo, no qual os slides serviriam de base para videoblogues onde narro e faço comentários pessoais com o conhecimento e a experiência adquiridos por mim ao longo dos anos.

O objetivo principal é preservar informações que eu colhi no aprendizado desses assuntos, e compartilhar conhecimento com que precisar ou achar que é útil.

O projeto é bastante despretensioso e informal. Nenhum script foi escrito até agora, e portanto as narrativas estão recheadas de alguns pequenos erros, os quais eu espero que quem for assistir me perdoe!

Eu não quis editar em demasia nenhum desses vídeos, para que a conversa virtual ficasse o mais espontânea possível! E também criei uma expectativa que, se tudo der certo, os videoblogues possam servir de algum tipo de referência para quem quiser ter conhecimento ou aprender sobre o assunto narrado.

Eu quero também deixar claro que, mesmo acostumado com salas de aulas com mais de 90 alunos, ou com turmas de pós-graduação com alunos maduros e exigentes, eu ainda assim me senti muito intimidado de narrar vídeo na frente de um microfone!

Porque, prezados leitores, é diferente quando ao falar se vê os rostos de quem está assistindo e podendo observar imediatamente se as palavras tem ou não caixa de ressonância na cabeça das pessoas.

Além disso, a presença de um público-alvo sempre me deu a abstração necessária para potenciais correções de erro, e neste ponto eu achei os vídeos francamente imperdoáveis!

O primeiro desses videoblogues tem o título de “Algumas palavras sobre o início do home theater moderno”, onde eu tento explicar qual foi a origem do cinema em casa e como isso tudo mudou com a chegada do home vídeo:

 

 

O segundo vídeo fala sobre “Algumas palavras sobre o layout de caixas acústicas usadas em um home theater”:

 

 

Importante: quem quiser poderá baixar ou reproduzir esses vídeos direto do YouTube para uso em salas de aula ou como ilustração de palestras.

A minha experiência com videoblogues é nova e incipiente. A apresentação de ilustrações segue o princípio do antigo ditado que diz que “uma imagem vale mais do que mil palavras”.

A minha experiência anterior com ilustrações em sala de aula contava com a projeção de transparências por um retroprojetor. Este método de projeção ficou obsoleto, substituído por um projetor de vídeo e um computador rodando slides feitos em PowerPoint.

Mesmo assim, eu sempre tive cuidado de evitar o excesso de informações contidas nas imagens, e isso, eu entendo, se aplica também aos videoblogues, exceto que neste caso a pessoa que assiste pode dar pausa ou voltar atrás, para recuperar a informação que ficou perdida.

Eu pretendo continuar produzindo vídeos e compartilhar os links nos textos dessas colunas. Espero que tudo dê certo! Outrolado_

. . . .

 

Filmes em 16mm e o movimento cineclubista

A apresentação de filmes na forma de espetáculo

 

Cinema, a grande e a maior arte escapista do século 20

Paulo Roberto Elias é professor e pesquisador em ciências da saúde, Mestre em Ciência (M.Sc.) pelo Departamento de Bioquímica, do Instituto de Química da UFRJ, e Ph.D. em Bioquímica, pela Cardiff University, no Reino Unido.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *